O que fazer em vez de responder ‘PARE’ para mensagens indesejadas

Bloquear o número é a forma mais rápida de acabar com o incômodo e de evitar que seu telefone seja marcado como pertencente a uma pessoa de verdade

placa de trânsito com o sinal de pare
Créditos: Akin Bostanci/ Pumpa Pictures/ Getty Images

Michael Grothaus 2 minutos de leitura

Golpistas e agentes mal-intencionados nos bombardeiam com um fluxo constante de mensagens de texto, muitas vezes fingindo ser de instituições ou empresas legítimas.

Conter essa enxurrada não é simples. Assim como acontece com e-mails indesejados, que costumam sugerir que basta clicar em “descadastrar”, essas mensagens indicam que para interromper futuros contatos basta responder “Pare”. O problema é que essa nem sempre é uma forma segura de lidar com textos não solicitados.

Isso porque responder a um SMS suspeito ou malicioso, seja de que maneira for, informa ao remetente que o número usado pertence a uma pessoa real, que está lendo as mensagens. Com essa confirmação em mãos, o spammer tende a enviar mais mensagens, não menos.

A boa notícia é que os smartphones atuais contam com recursos robustos para lidar com esse tipo de incômodo, sem que você precise confiar na boa-fé de quem enviou a mensagem para removê-lo da lista de disparos.

Vale fazer uma ressalva: às vezes, sim, é seguro responder “Pare” ou seguir as instruções de uma mensagem para interromper comunicações futuras. Se o texto vier de uma instituição legítima – como o consultório do seu médico, seu banco, a escola ou até grupos políticos –, o pedido de cancelamento geralmente é respeitado.

Mas, se a mensagem vier de um spammer, responder “Pare” é praticamente inútil. Nesse caso, o melhor caminho para garantir que você não volte a receber nada daquele remetente é simplesmente bloquear o número.

O processo varia um pouco dependendo de você usar iPhone ou Android. Veja como fazer nos dois casos.

COMO BLOQUEAR SPAM VIA SMS NO IPHONE

O aplicativo padrão de mensagens no iPhone se chama Mensagens. Quando um SMS suspeito aparecer, siga estes passos:

  • Não responda
  • Toque no número de telefone ou no nome do remetente, no topo da conversa
  • Na tela seguinte, toque em Bloquear Contato
  • Confirme tocando novamente em Bloquear Contato no pop-up que aparecer

Se você estiver recebendo muitas mensagens de spam de remetentes diferentes, usuários do iOS 26 também podem ativar o recurso Filtrar Remetentes Desconhecidos, que direciona todas as mensagens de números não salvos para uma caixa separada, mantendo-as longe das conversas que você realmente quer ver.

COMO BLOQUEAR SPAM VIA SMS NO ANDROID

O Google também facilita bastante o bloqueio de mensagens no Android. Pelo aplicativo padrão, chamado Mensagens, o processo é o seguinte:

  • Não responda.
  • Abra o app Mensagens
  • Encontre a conversa do remetente que você quer bloquear e toque nela por alguns segundos
  • No menu que aparece, toque em Bloquear
  • Dependendo da versão do Android, pode ser necessário confirmar a ação tocando em OK

CUIDADO COM QUEM VOCÊ COMPARTILHA SEU NÚMERO

Provavelmente você nunca vai saber com certeza como um spammer conseguiu seu número de telefone. Pode ter sido obtido de forma ilegal, coletado na web, vazado em um incidente de segurança ou até comprado legalmente de um corretor de dados.

Leia mais: 5 aplicativos para bloquear ligações indesejadas de desconhecidos

Muitas dessas situações estão fora do seu controle. Ainda assim, é possível dificultar o acesso ao seu número, compartilhando-o com mais cautela, especialmente em sites duvidosos.

Enquanto isso, quando aquelas mensagens indesejadas chegarem, pense duas vezes antes de responder “Pare”. Bloquear o número costuma ser uma forma mais rápida de acabar com o incômodo e de evitar que seu telefone seja marcado como pertencente a uma pessoa real.


SOBRE O AUTOR

Michael Grothaus é escritor, jornalista, ex-roteirista e autor do romance "Epiphany Jones". saiba mais