Os 5 gadgets mais inovadores da Nokia que você nunca ouviu falar
Arquivo de Design Nokia reúne mais de 20 anos da história da marca, incluindo esboços, maquetes e protótipos inéditos
Um relógio de bolso futurista criado para o filme “Minority Report - A Nova Lei”, de 2002. Um celular inspirado em uma banana. Um dispositivo vestível com função desconhecida. Esses são apenas alguns dos itens fascinantes que agora fazem parte do “Nokia Design Archive” (Arquivo de Design Nokia), um arquivo digital da Universidade de Aalto, na Finlândia – e isso é só a ponta do iceberg.
Lançado em 16 de janeiro, o arquivo conta com cerca de 750 itens que representam duas décadas da história de design da Nokia. O acervo inclui de esboços e maquetes a protótipos inéditos, além de horas de entrevistas com designers da empresa.
Essa coleção digital é apenas uma pequena parte do acervo completo doado pela Microsoft Mobile Oy e por vários ex-designers da Nokia à universidade. O acervo completo do Arquivo de Design Nokia reúne mais de 20 mil itens e um terabyte de material.
É uma rara oportunidade de mergulhar nos bastidores de uma empresa de tecnologia que, muitas vezes, esteve à frente de seu tempo. O auge da Nokia ocorreu do final dos anos 90 até o início dos anos 2000, quando seus inovadores telefones móveis a levaram a se tornar a maior fabricante de celulares do mundo.
Mas, com a entrada da Apple no mercado, a Nokia perdeu a oportunidade de pegar a onda inicial dos smartphones. A Microsoft acabou comprando a maior parte do negócio de telefonia móvel da empresa em 2013, só para vender tudo em 2016.
Anna Valtonen, ex-designer da Nokia de 1995 a 2008 e atual professora associada de design estratégico da Universidade de Aalto, foi peça-chave para garantir que os arquivos não fossem descartados.
“Encontramos protótipos intactos e outros quebrados; tivemos que remover baterias antigas de telefones, tentar entender os materiais de inspiração, organizar esboços, documentos de reuniões, fotografias e fitas de vídeo – todo tipo de item que precisava ser catalogado no arquivo”, explica Valtonen.
O site oferece uma chance única de explorar documentos que antes eram confidenciais, revelando o processo criativo da Nokia – algo que a maioria das empresas de tecnologia mantém guardado a sete chaves. “Não conheço nenhuma outra coleção tão vasta sobre algo semelhante”, diz Valtonen.
Aqui estão cinco dos itens mais impressionantes do Arquivo de Design Nokia:
NOKIA 8110, O "BANANA"
O Nokia 8110, apelidado de “Banana”, é um dos designs mais icônicos da marca. Com um perfil elegante, uma silhueta curva e uma capa deslizante, o modelo foi destaque no filme “Matrix”, de 1999.
Criado em 1996, foi o primeiro celular a questionar o formato reto tradicional. “Foi a primeira vez que nos perguntamos: ele realmente precisa ser reto?”, conta Valtonen.
CONCEITOS DE CELULAR "3G"
O arquivo traz uma seção inteira dedicada aos conceitos de celulares 3G da Nokia no final dos anos 1990 – muito antes de os aparelhos móveis poderem acessar a internet. Esses modelos conceituais imaginavam um futuro no qual seria possível ler e-mails no celular e até enviar fotos – ideias revolucionárias na época.
Esses protótipos não eram necessariamente criados para produção, mas sim para explorar possibilidades e inspirar inovações futuras.
ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL
Mais de duas décadas antes de a Apple lançar o Vision Pro, os designers da Nokia já estavam pensando em óculos de realidade virtual. Um conceito de 1999 mostra um modelo roxo espelhado, claramente influenciado pela estética
Outro protótipo apresenta um design mais próximo de um visor. Uma apresentação chamada “Conceitos de Visor” descreve como esses óculos poderiam ser usados, com aplicações em entretenimento, comunicação e até aprimoramento sensorial.
HOTEL GARBO E O NOKIA 7600 "MANGO"
O arquivo também revela como as pesquisas de mercado influenciavam os produtos da Nokia. Um exemplo é a apresentação “Hotel Garbo – Coleção de Moda 2004”, que tinha como objetivo criar “experiências móveis ousadas e sedutoras”.
Entre as inspirações para a estética desses possíveis dispositivos havia referências sobre Hollywood dos anos 20 aos 40, fotografias e cinematografia antigas em preto e branco, artigos de jornais antigos sobre escândalos dos ricos/ famosos/ belos, gângsteres da velha escola (Al Capone etc.).
Os designers buscaram inspiração direta na indústria da moda da época, destacando um foco em paletas monocromáticas, silhuetas dramáticas e detalhes esculturais. Essa iniciativa deu origem ao Nokia 7600 “Mango”. Com um design assimétrico e uma câmera integrada, o modelo era uma combinação de inovação estética e funcionalidade.
MODELOS DESCONHECIDOS
Uma das seções mais intrigantes do arquivo são os modelos classificados como “desconhecidos” – protótipos e conceitos cuja história (e, às vezes, até função) ainda são um mistério. Uma busca por “modelo desconhecido” revela desenhos e dispositivos que, à primeira vista, parecem mais alienígenas do que humanos.
Conforme a equipe de Valtonen avança no projeto e conversa com ex-designers, muitos desses mistérios devem ser desvendados.
“Quando classificamos algo como ‘desconhecido’, significa apenas que ainda não chegamos a essa parte. Essa também é a beleza do projeto – ele não é comercial, não é um serviço, nem está finalizado. Estamos compartilhando os primeiros passos de uma pesquisa muito maior”, conclui Valtonen.