Por que Elon Musk criou a Starlink?

Serviço promete internet veloz mesmo em locais sem infraestrutura tradicional

essa é uma das empresas do biolionário
Satélite da Starlink fornece sinal direto ao usuário. Foto: Imagem criada com o uso de IA via ChatGPT

Jessica de Holanda 1 minutos de leitura

O bilionário Elon Musk, CEO de empresas como Tesla e SpaceX, lançou a Starlink em 2015 com um objetivo ambicioso: criar uma rede global de internet via satélite. A proposta é conectar regiões isoladas do planeta onde a internet tradicional nunca chegou.

A Starlink funciona por meio de milhares de satélites em órbita baixa, que transmitem sinal direto para antenas instaladas na casa dos usuários. O serviço promete velocidade rápida, baixa latência e cobertura em áreas sem infraestrutura.

Leia também: Testamos 10 das principais ferramentas de IA no mercado. Veja os prós e contras

Como funciona no Brasil hoje?

A Anatel autorizou a operação da Starlink no Brasil em fevereiro de 2022. Até julho de 2024 a Starlink já contabilizava aproximadamente 224 mil acessos no país. Esse número corresponde a cerca de 0,98% das 49,7 milhões de conexões de banda larga fixa registradas no mesmo período.

Em abril de 2025, a Anatel aprovou a solicitação da Starlink para expandir sua operação no Brasil, autorizando a adição de mais 7.500 satélites.

A assinatura residencial da Starlink custa atualmente R$ 236 por mês, conforme plano disponível no site brasileiro da empresa, sem incluir impostos federais e estaduais. Já o kit de antena padrão, necessário para instalação fixa, custa cerca de R$ 2.400.

Veja também:


SOBRE A AUTORA

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pela BandNews, Portal RIC.com.br, JB Litoral e Massa FM. saiba mais