Quais as vantagens de trocar seu cartão de visitas por um QR code

Com um QR code, é possível compartilhar informações de forma fácil com qualquer pessoa e ainda ter mais controle sobre o que será compartilhado

Crédito: Pixabay

Jared Newman 3 minutos de leitura

Meus dias de distribuir cartões de visita ficaram para trás.

Não que eu tenha desistido de promover minhas newsletters ou trabalhos freelance, mas prefiro não andar mais com uma pilha de cartões por aí. E, para ser sincero, acho que muita gente também não quer ter que guardar um dos meus cartões para quando precisarem.

Tenho um evento de networking marcado para esta semana, então decidi aposentar os cartões físicos e apostar em uma alternativa digital: um QR code que posso acessar rapidamente no celular.

Quem escanear o código será direcionado para uma página simples de inscrição para a minha newsletter, mas dá para criar um código para compartilhar informações de contato, perfis de redes sociais ou até um e-mail pré-preenchido para o destinatário te enviar. Veja como fazer o seu.

CRIANDO UM QR CODE

Um QR code é uma imagem quadrada com um padrão único, na qual é possível codificar uma pequena quantidade de informações. A maioria dos smartphones já vem com leitores integrados às câmeras, então basta apontá-la para o código e tocar no link que aparece.

Existem várias ferramentas online para criar QR codes, mas a minha favorita é a da BlockSurvey. O gerador gratuito deles oferece opções suficientes, de forma simples, e promete não coletar nenhuma informação inserida. Inclusive, quando desliguei a internet do meu dispositivo após carregar o site, o gerador continuou funcionando. 

O site permite criar quatro tipos de QR codes:

  • URL: abre uma página da web ao ser escaneado.
  • Texto: exibe uma pequena quantidade de texto.
  • E-mail: cria uma mensagem com o endereço de e-mail, assunto e corpo já preenchidos. Quem escanear só precisa apertar “Enviar”.
  • vCard: inclui suas informações, que podem ser adicionadas diretamente na lista de contatos de quem escanear.

Após preencher os dados, clique em “Generate” e faça o download da imagem gerada. Sugiro criar o QR code diretamente no seu celular, pois isso vai facilitar os próximos passos. O arquivo de imagem será salvo na pasta de downloads de arquivos do seu celular.

EXIBINDO O QR CODE

Em vez de ter que procurar o QR code no gerenciador de arquivos toda vez que precisar, crie um ícone na tela inicial para acessá-lo diretamente.

No iPhone: use o aplicativo Atalhos para criar um link para o arquivo, utilizando as ações “Arquivo” e “Visualização Rápida” (para facilitar, criei um atalho chamado “Exibir QR code” com todos os passos necessários). Basta instalá-lo e selecionar a imagem que você baixou.

Depois de configurá-lo, pressione e segure nele no aplicativo Atalhos, clique em “Compartilhar” e selecione “Adicionar à Tela de Início”. Isso criará um ícone na sua tela inicial, para que você possa acessar rapidamente o QR code.

No Android: instale o app gratuito Shortcut Maker. Selecione “Files”, escolha o QR code e personalize o ícone da forma que preferir. Depois, toque em “Create Shortcut” para adicioná-lo à tela inicial.

Você também pode salvar o QR code no Google Drive e criar um ícone na tela inicial que leva diretamente a ele. Basta tocar no botão ⋮ ao lado do arquivo e selecionar “Adicionar à Tela de Início”. Além disso, é possível ativar uma opção para torná-lo disponível offline no mesmo menu.

OUTRAS OPÇÕES

QR codes não são a única forma de compartilhar informações de contato de maneira prática. Você também pode usar o AirDrop, da Apple, ou o novo recurso NameDrop, que permite compartilhar informações ao aproximar dois iPhones desbloqueados.

No entanto, isso não funciona se um dos dispositivos for Android e tem algumas limitações, como a impossibilidade de atualizar um contato já existente.

Com um QR code, é possível compartilhar informações com qualquer pessoa, independentemente da plataforma, e ainda ter mais controle sobre o que será compartilhado. Ou até mesmo criar diferentes códigos para situações específicas.

Dessa forma, mais pessoas vão poder conhecer a minha newsletter – e eu nem vou precisar andar com um monte de cartões de visita no bolso.


SOBRE O AUTOR

Jared Newman cobre aplicativos e tecnologia de seu posto remoto em Cincinnati. Ele também escreve dois boletins informativos, Cord Cut... saiba mais