Quem precisa de Photoshop? Estes 4 editores de imagens são totalmente grátis

Transforme fotos comuns em imagens extraordinárias – sem assinaturas, períodos de teste ou versões premium

Créditos: designwarrior/ Freepik

Doug Aamoth 2 minutos de leitura

Você não precisa gastar uma fortuna para dar aquele toque especial nas suas fotos. Estas ferramentas de edição de imagem são totalmente gratuitas – sem assinaturas, períodos de teste ou versões premium.

Cada uma delas oferece uma variedade de recursos para diferentes níveis de habilidade e necessidades de edição, permitindo que você melhore suas fotos sem gastar um centavo.

GIMP

O GIMP (sigla em inglês para “GNU Image Manipulation Program”, ou Programa de Manipulação de Imagem do GNU) é uma poderosa alternativa de código aberto ao Photoshop. Disponível para Mac, Linux e Windows, ele oferece uma ampla gama de funcionalidades, incluindo camadas, filtros e várias ferramentas de edição avançadas.

Embora tenha uma curva de aprendizado um pouco maior do que outros aplicativos, o GIMP oferece recursos de edição de nível profissional sem nenhum custo. Você vai se surpreender com os resultados.

SNAPSEED

O Snapseed, do Google, é um aplicativo móvel cheio de recursos e fácil de usar, disponível para iOS e Android. Além das ferramentas básicas de edição – como corte, rotação e ajustes de brilho – o app também oferece ferramentas de edição precisas diretamente no celular, como ajustes seletivos, correção de imperfeições, filtros criativos e efeitos.

DARKTABLE

Para quem trabalha com imagens em formato raw, o Darktable é uma excelente alternativa gratuita ao Adobe Lightroom.

Criado por fotógrafos, este software de código aberto oferece edição não destrutiva, permitindo que você faça ajustes sem modificar o arquivo original. Inclui recursos avançados como gradação de cores e correção de lentes. Está disponível para Windows, Mac e Linux.

DIGIKAM

O DigiKam é um aplicativo gratuito e de código aberto para gerenciamento de fotos digitais que permite importar, organizar, editar e compartilhar imagens e arquivos raw de câmeras digitais.

Disponível para Windows, Mac e Linux, ele oferece tanto ferramentas de edição básicas quanto avançadas e a possibilidade de exportar fotos para outros programas de edição.

É um gerenciador poderoso, com reconhecimento facial e marcação, além de recursos de organização, como a criação de álbuns e coleções com tags, rótulos, classificações, dados de geolocalização e muito mais.

O DigiKam suporta uma variedade de formatos de imagem e utiliza um banco de dados para catalogar e acessar rapidamente grandes coleções de fotos, sendo ideal para fotógrafos amadores e profissionais que precisam de uma ferramenta completa para gerenciar suas coleções digitais.


SOBRE O AUTOR

Doug Aamoth é diretor de produção de mídia da Sophos News. saiba mais