Realidade aumentada: entenda o que é a tecnologia e se já chegou ao Brasil

Tecnologia já é usada por empresas brasileiras e promete transformar setores como varejo, saúde e indústria

veja os setores que já aplicam no brasil
Aplicativo usa realidade aumentada para simular produtos no ambiente real. Foto: Criada com o auxílio de inteligência artificial/ ChatGPT

Jessica de Holanda 1 minutos de leitura

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia que integra elementos virtuais ao mundo real, por meio de câmeras, sensores e inteligência artificial. Com ela, é possível sobrepor imagens digitais ao ambiente físico, criando experiências imersivas em smartphones, tablets e outros dispositivos.

Embora ainda seja novidade para muitos, a realidade aumentada já está presente no cotidiano brasileiro, especialmente no varejo. Um exemplo é a marca de tintas Coral, que lançou um aplicativo para ajudar os consumidores a escolher a cor ideal para pintar a casa, permitindo testar diferentes tonalidades virtualmente antes da compra.

O acesso à internet via dispositivos móveis no Brasil favorece a popularização da RA. Segundo o IGE, em 2024, 89,1% da população com 10 anos ou mais utilizou a internet, sendo que 98,8% acessaram por meio de telefone móvel celular, criando um ambiente propício para o uso dessa tecnologia.

Aplicações da realidade aumentada no Brasil

Além do varejo, a RA é aplicada em áreas como indústria, arquitetura, saúde e jogos. No setor industrial, a tecnologia ajuda em manutenções e monitoramentos mais precisos; na arquitetura, projeta cenários virtuais dentro de ambientes reais para facilitar o planejamento; e na saúde, oferece simulações para procedimentos cirúrgicos mais seguros.

O mercado global de realidade aumentada deve crescer cerca de 40,9% ao ano até 2030, movimentando bilhões de dólares. No Brasil, iniciativas como a da Coral mostram que a tecnologia já é uma realidade e tem potencial para transformar diversos setores.

Você pode se interessar:


SOBRE A AUTORA

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pela BandNews, Portal RIC.com.br, JB Litoral e Massa FM. saiba mais