REC’n’Play traz programação acessível para discutir tecnologia e inovação no Recife
Considerado o maior evento de tecnologia e inovação do Nordeste, o REC'n'Play deve lotar as ruas do bairro do Recife, na capital pernambucana, entre os dias de hoje até sábado (dias 18 a 21 de outubro).
Pode não ser exatamente ao som dos clarins de Momo, mas o Carnaval do Conhecimento, como é conhecido na cidade, aproveita a brincadeira com a folia para promover debates importantes sobre o mercado tecnológico, levar mentorias com grandes especialistas da área para startups de diferentes tamanhos, sem esquecer de discutir a cidade e suas nuances socioeconômicas e culturais. Tudo isso de forma gratuita e acessível.
A quinta edição do evento espera receber cerca de 60 mil pessoas, circulando pelas ruas históricas do Recife Antigo e seus prédios. Serão mais de 600 atividades gratuitas, entre palestras, rodas de conversa, oficinas, workshops e shows.
Na lista dos convidados é possível conferir nomes como o produtor musical Kondzilla; a ativista social Domitila Barros; o músico e compositor Marcelo Falcão; o roteirista e apresentador do podcast História Preta, Thiago André; o comunicador Marcelo Tas; a economista Elena Landau; a ativista e comunicadora indígena Alice Pataxó; o presidente global da Central Única das Favelas, Preto Zezé, e muitos outros.
A IMPORTÂNCIA DAS CONEXÕES
Para o centro do debate, o REC'n'Play destaca a importância da periferia nos acessos às discussões, por vezes elitistas, sobre a tecnologia na nossa sociedade. Dessa forma, o festival traz o tema “Pontes para Conectar as Margens”, lançando em sua programação desde debates mais abrangentes – como as palestras de Kondzilla e de Marcelo Falcão – até perspectivas locais, como a discussão sobre inovação e empoderamento no brega funk feminino.
o evento também reúne apresentações artísticas e culturais, com direito até à participação de blocos carnavalescos.
Segundo os organizadores do evento, a ideia é usar a inovação como ferramenta de transformação social, gerando impactos positivos na vida de populações vulneráveis.
Em participação recente no podcast do Recife Ordinário – perfil que compartilha diferentes perspectivas sobre cidade usando vídeos nas redes sociais – Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, destacou a importância de trazer as pessoas para ocupar o centro da cidade, mantendo vivo o hábito de viver esses espaços, e lamentou o abandono de bairros históricos como Santo Antônio.
"Quando a cidade perde seu centro, ela perde sua alma", opinou. "Nosso objetivo é envolver cada vez mais a cidade, fazendo com que as pessoas retornem e ganhem o centro", disse ao podcast.
NOVIDADES DA QUINTA EDIÇÃO
Os participantes poderão conferir um espaço inédito, a Arena de Negócios, que estreia nesta edição para conectar empreendedores de diferentes portes a grandes corporações e empresas de inovação. Na programação há mentorias, palestras, área de exposição dedicada a startups e speed datin, além de figuras importantes do mercado.
a ideia é usar a inovação como ferramenta de transformação social, gerando impactos positivos na vida de populações vulneráveis.
Vale conferir o momento dos pitchs reversos, no qual representantes de grandes corporações – como Leo Ferreira, gerente de inovação global da Faber-Castell, e Marcos Gurgel, diretor de inovação do IFood –vão propor desafios para as startups.
O gamer recifense não ficará desamparado: a Arena Geek Gamer REC'n'Play retorna, ainda maior. O espaço conta com a Arena PC, Arena VR, duas arenas de consoles, fliperamas, Arena Rec'n' Neerderlans (com jogos sobre a história Recife-Holanda), além de uma participação especial do Museu do Videogame.
A programação traz ainda campeonatos de FIFA e League of Legends (LoL) e conversas sobre o cenário de eSports no Brasil.
O QUE É O EVENTO
Criado em 2017, o REC'n'Play entra em sua quinta edição mantendo a proposta de aproximar o público de debates importantes sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo.
Idealizado pelo Porto Digital – um dos mais importantes hubs de tecnologia do Brasil – e pela Ampla Comunicação, o evento também reúne apresentações artísticas e culturais, com direito até à participação de blocos carnavalescos famosos, como o Homem da Meia-Noite.
A programação é gratuita, mas é preciso se inscrever antecipadamente no site do evento (recnplay.pe), para ter acesso às atividades. Vale ressaltar que as palestras, debates e workshops estão sujeitos à lotação dos espaços, por isso, é preciso chegar cedo para garantir um lugar em meio ao sol do Recife.