Seu celular está sendo espionado? 6 sinais de que você pode ter sido hackeado

Confira os sinais de que o aparelho foi invadido

Cyber Segurança com tela quebrada e rosto com máscara atrás
Embora nem sempre seja simples, algumas situações podem indicar um comprometimento. Créditos: Pixabay.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

O Celular pode ser alvo de espionagem sem que o usuário perceba. Com informações pessoais armazenadas no dispositivo, como mensagens, e-mails e dados bancários, a invasão pode trazer sérias consequências.

Identificar sinais de que o aparelho foi hackeado é essencial. Embora nem sempre seja simples, algumas situações podem indicar um comprometimento.

Veja seis indícios de que o seu celular pode ter sido invadido:

1. Desempenho lento
Se o celular estiver mais lento do que o normal, é possível que um malware esteja rodando em segundo plano, afetando a performance e a conexão com a internet.

2. Superaquecimento
O aumento da temperatura do dispositivo pode indicar a presença de aplicativos maliciosos executando processos sem o conhecimento do usuário.

3. Mensagens enviadas automaticamente
Se amigos ou familiares começarem a receber mensagens estranhas enviadas do seu número, pode ser sinal de invasão. Isso inclui SMS, WhatsApp e até e-mails.

4. Janelas pop-up
Pop-ups excessivos e sem motivo são comuns em dispositivos infectados por malwares, que tentam induzir o usuário a clicar em links perigosos.

5. Aplicativos desconhecidos e aumento no consumo
O aparecimento de aplicativos não instalados pelo usuário e o aumento no consumo de dados ou valor da fatura indicam atividade suspeita no aparelho.

6. Navegação alterada e ruídos durante chamadas
Páginas de internet com aparência estranha e ruídos de fundo em ligações são sinais de que o dispositivo pode estar sendo monitorado ou gravado remotamente.

O que fazer?

  • Instalar um antivírus confiável;
  • Remover aplicativos desconhecidos;
  • Usar senhas seguras;
  • Não baixar apps de fontes não oficiais;
  • Desconfiar de pop-ups;
  • Manter o sistema atualizado;
  • Acompanhar a fatura e o uso de dados do celular.

Você pode se interessar também:


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais