Siri e Alexa, saiam da frente: vem aí um novo tipo de assistente virtual

Uma prévia exclusiva da Augment, que promete fazer com que os assistentes da Apple, Amazon e Google pareçam brinquedos de criança

Crédito: Augment

JR Raphael 4 minutos de leitura

Quando falamos de assistentes virtuais, Siri, Alexa e Google Assistant são os primeiros nomes que vêm à mente.

Mas sejamos sinceros: esses ajudantes digitais são apenas sistemas de comando controlados por voz com um pouco de automação básica. Em geral, não contribuem para nossas vidas de forma significativa.

No entanto, uma startup envolta em sigilo chamada Augment está convencida de que há espaço para algo mais. A empresa opera longe dos holofotes desde o ano passado, mas agora está abrindo suas portas com a ousada promessa de levar os assistentes virtuais a dimensões totalmente novas.

Ela está lançando uma versão beta limitada apenas para convidados. Tive a oportunidade de conversar com os fundadores e assistir a uma demonstração dos recursos iniciais do serviço antes dele chegar no mercado. Com base nessa prévia, pelo menos, parece ser algo incrivelmente intrigante – e com grande potencial de aumentar a produtividade.

UM NOVO TIPO DE ASSISTENTE

Vamos conferir alguns detalhes? Em poucas palavras, ela adiciona recursos aos dispositivos. Ou melhor, camadas de inteligência que observam o que você está fazendo e, em seguida, intervêm para garantir que sempre tenha as informações necessárias ao seu alcance.

ajudantes digitais são apenas sistemas de comando controlados por voz com um pouco de automação básica.

Uma das principais funções da Augment é atuar como um assistente inteligente para reuniões virtuais. Com o software instalado no computador, ela mantém o controle de todo o seu trabalho. Está a par de tudo que você abre, seja um aplicativo da web, um site ou praticamente qualquer coisa que imaginar.

Quando entra em uma reunião, a Augment reúne automaticamente todas as informações que você talvez precise – tudo o que pode ser relevante, de e-mails e mensagens a documentos e sites que você consultou durante a preparação. Ela compila todas essas informações em um boletim personalizado e o entrega ao usuário assim que a reunião começa.

Mas não para por aí: durante as reuniões, ela faz anotações e cria automaticamente um resumo inteligente, lista de tarefas e até a transcrição completa. Todas essas informações são enviadas para você quando a reunião termina, junto com um conjunto de documentos e conversas relacionadas.

EM TODOS OS LUGARES

O que falamos até agora girou em torno da primeira camada da Augment: sua capacidade de ajudá-lo em reuniões. Mas lembre, o serviço envolve outras camadas.

Uma das principais funções da Augment é atuar como um assistente inteligente para reuniões virtuais.

No lançamento, a Augment terá três outras áreas de foco: memória, calendário e tarefas. Isso permitirá que você acesse informações compiladas automaticamente e de forma inteligente de outras experiências no computador.

Assim, por exemplo, enquanto navega na internet, pode pedir que ela mostre tudo relativo a um determinado contrato de sua empresa. A Augment exibe informações relevantes de suas anotações, documentos, contatos, reuniões anteriores ou de qualquer outro lugar onde você já trabalhou com dados relacionados ao assunto.

Também dá para acessá-la diretamente do seu calendário – seja um software ou um serviço da web, como o Google Agenda – e pedir que forneça informações sobre as pessoas que participarão de sua próxima reunião, com base em seu histórico de navegação e interações passadas.

Em última análise, tudo se resume ao princípio básico de ter um assistente no seu computador e adicionar a ele uma camada extra de conexão, sem exigir que você mude seus hábitos ou aprenda algo novo.

É claro que um software que monitora e observa cada

tudo se resume ao princípio básico de ter um assistente no computador e adicionar uma camada extra de conexão.

movimento nosso levanta questões sobre privacidade. Mas o sistema de segurança da Augment é de nível empresarial, ou seja, todos os dados são criptografados e nenhuma informação pode ser acessada ou compartilhada por terceiros.

Outra dúvida que surge é o quão bem ela realmente funcionará no mundo real. Na maioria dos casos, os benefícios práticos de uma tecnologia ou inovação acabam sendo muito menores do que os sugeridos inicialmente em demonstrações controladas ou em peças de marketing.

Agora é o momento em que o verdadeiro teste começa, conforme usuários pelo mundo todo experimentam a tecnologia para ver como se comporta no dia a dia.

Evidentemente, ainda é cedo para afirmar, mas o software da Augment se mostra promissor. Para aqueles que estavam ansiosos por um assistente de IA de verdade, que facilita nossas vidas e não apenas reage a simples comandos, é o vislumbre de como a tecnologia deveria ter sido desde o início e que pode, finalmente, estar ao nosso alcance.


SOBRE O AUTOR

JR Raphael escreve sobre produtividade e tecnologia. saiba mais