Stability AI lança um competidor à altura do ChatGPT (ou até melhor)

A guerra dos GPTs começou

Créditos: Stability.ai/ Jesus Diaz

Jesus Diaz 3 minutos de leitura

A startup que criou o Stable Diffusion lançou recentemente seu primeiro grande modelo de linguagem. Ele é considerado o primeiro concorrente real do GPT – uma má notícia para a OpenAI, mas uma boa notícia para todos nós. 

O software é de código aberto, o que significa que é totalmente gratuito e que qualquer pessoa pode criar um aplicativo com ele. Além disso, roda no próprio dispositivo – um grande avanço para a privacidade e independência.

A Stability afirma que o fato de ser um modelo de código aberto garante que as pessoas serão capazes de “olhar sob o capô, identificar riscos, desenvolver salvaguardas e adaptá-lo às necessidades específicas sem compartilhar dados confidenciais ou abrir mão do controle” de suas capacidades de inteligência artificial.

Crédito: Stability.ai

A empresa também ressalta que o StableLM foi construído para “apoiar os usuários, não substituí-los”. O foco era criar uma IA eficiente, especializada e prática para pessoas criativas e empresas, “não uma busca por uma inteligência divina”.

É claro que esta é apenas a primeira versão, e atualmente o GPT-4 está muito à frente. Mas é de se esperar que ele evolua rapidamente.

Há uma versão demo disponível no Hugging Face, mas ela permite só uma pergunta de cada vez. A experiência do usuário pode não ser tão boa quanto a do ChatGPT, mas espera-se que dezenas de StableGPTs surjam em pouco tempo.

Se o Stable Diffusion tornou o DALL-E carta fora do baralho, não é difícil imaginar que o mesmo possa acontecer com o ChatGPT.

SWITCHLIGHT: UM EDITOR DE IMAGEM INTELIGENTE

A startup sul-coreana Beeble anunciou um serviço de IA chamado SwitchLight. Diferente de outros aplicativos como o Lensa, que transformam você em um elfo ou um guerreiro espacial, ele é capaz de mudar o fundo e a iluminação de qualquer foto. Nas demos, parece ser realmente mágico.

O fundador da empresa, Hoon Kim, afirmou que o lançamento beta oficial ocorrerá em breve. Ele acredita que essa IA “revolucionará a forma como fotógrafos e artistas digitais usam ajustes de iluminação e fundo, tornando o processo mais eficiente e acessível para todos”.

Inicialmente, o serviço será gratuito, porque a Beeble ainda não decidiu entre um sistema de pagamento por uso ou por assinatura. O objetivo inicial é criar uma plataforma onde os usuários possam editar fotos, mas Kim garante que a integração do Lightroom ao Photoshop está no radar da empresa.

VÍDEOS QUE PARECEM GRAVADOS POR DRONE 

Luma é uma IA que pode transformar fotos e vídeos em cenas 3D extremamente realistas. As pessoas estão fazendo coisas realmente incríveis com ela, como combinar vídeo e NeRFs (campos de radiação neural).

Há alguns dias, pesquisadores do Google levaram essa tecnologia a um novo nível com o Zip-NeRF. Essa IA usa novas técnicas para resolver problemas que ocorrem com a tecnologia NeRF atual, que muitas vezes cria imagens pixeladas e distorcidas.

O resultado é um aumento significativo no realismo, a ponto de você realmente acreditar que os vídeos foram gravados por um drone.

ROOMS.XYZ: ISOMETRIA EM 8 BITS

Tenho um ponto fraco por qualquer coisa em 8 bits (provavelmente pelo excesso de horas em fliperamas). Talvez seja por isso que o Rooms.xyz me atraiu tanto.

Crédito: reprodução de tela/ Jesus Diaz

Ele é um criador de espaços virtuais que permite que qualquer pessoa construa caixas interativas em perspectiva isométrica. Elas podem ser programadas para se comportar como um jogo de videogame, por exemplo.

É bastante divertido. E, aparentemente, você pode conversar com os personagens através de uma inteligência artificial – que, imagino, seja o ChatGPT.

Não tenho todos os detalhes, só sei que assisti a um debate sobre a SpaceX entre um tigre, uma cobra, um coelho e um pássaro, com um homem das cavernas como moderador. Agora quero convidá-los todos para jantar.


SOBRE O AUTOR

Jesus Diaz fundou o novo Sploid para a Gawker Media depois de sete anos trabalhando no Gizmodo. É diretor criativo, roteirista e produ... saiba mais