TikTok restringe filtros de beleza para adolescentes
A iniciativa segue relatório que avaliou a autoestima dos jovens. Rede social responde a pressões para melhorar segurança de crianças e adolescentes
O TikTok vai restringir o acesso de usuários adolescentes a filtros de beleza que alteram suas características faciais. Nas próximas semanas, menores de 18 anos serão impedidos de usar os efeitos especiais da plataforma para aumentar os olhos, aumentar os lábios ou suavizar e mudar o tom da pele.
Filtros e efeitos criados para serem engraçados, como aqueles que adicionam orelhas de cachorro ou distorcem características físicas, não serão afetados pela medida. Já aqueles que propagam padrões de beleza, como o “Beauty Glamour”, serão desativados de contas de adolescentes.
A popularização dos filtros “embelezadores” de redes sociais aumentou a procura por cirurgias plásticas e se tornou mais um fator negativo para a autoestima feminina, pesando ainda mais sobre jovens. A mudança será implementada de forma gradual nas próximas semanas.
Uma pesquisa interna feita pelo TikTok com a fundação inglesa Internet Matters concluiu que esses efeitos “contribuem para uma visão distorcida do mundo”. O relatório apontou que os adolescentes enfrentam “pressões sociais significativas” sobre sua aparência, com os filtros causando um impacto devastador na autoestima e aumentando o risco de problemas de saúde mental.
O estudo mostrou que as crianças frequentemente não conseguiam distinguir entre uma imagem alterada e uma não alterada, já que os filtros hiper-realistas atuais modificam rostos pixel por pixel, em vez de usar as malhas faciais tradicionais aplicadas em uma tela 2D. Como resposta, o TikTok informou que colocará mais rótulos e informações sobre como cada efeito muda a aparência.
No Brasil, dados da pesquisa TIC Kids 2022 apontam que a rede é a mais utilizada por menores de 13 anos. Quase 50% das crianças de 11 e 12 anos brasileiras apontam o aplicativo como a plataforma mais usada no dia a dia.
Dados levantados pela organização Girlguiding mostram que 54% das meninas de 11 a 21 anos queriam se parecer mais com as imagens que os filtros mostram nas redes sociais.
AUSTRÁLIA BANIU REDES PARA ADOLESCENTES
A decisão do TikTok faz parte de um esforço para mitigar o impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens.. Na Austrália, uma lei aprovada na semana passada proíbe que menores de 16 anos tenham contas em redes sociais como o TikTok, Snapchat, X/ Twitter e Instagram.
Além do anúncio sobre os filtros, o TikTok também afirmou que reforçará os sistemas de tecnologia para barrar a entrada de menores de 13 anos na plataforma.