TikTokers usam IA para recriar os melhores (e piores) momentos da história
De sobreviver à Peste Negra a alugar DVDs na Blockbuster, uma tendência viral no TikTok está usando IA para levar os espectadores ao passado

Já imaginou como seria acordar em Pompeia no dia da erupção do Vesúvio? Ou como teria sido ser um passageiro do Titanic? Agora não precisa mais imaginar. Uma nova tendência permite que você viaje no tempo por meio da inteligência artificial e experimente a perspectiva de alguém que viveu naquela época. São os vídeos de história no TikTok.
Desde acordar como um homem das cavernas em 40 a.C. até ser a última pessoa na Terra em 2087, muitos dos vídeos mais virais foram postados pelo criador @timetravellerpov.
“Minha inspiração é o desejo de dar vida à história de uma forma imersiva”, disse o creator à Fast Company. “Cada vídeo é projetado para transportar os espectadores para diferentes épocas, mitos e realidades alternativas, fazendo com que sintam que realmente entraram em outro mundo”, explicou.
Embora a conta tenha publicado seu primeiro vídeo no início deste ano, ela rapidamente cresceu para quase 330 mil seguidores e acumula mais de 5,7 milhões de curtidas.
Um dos vídeos mais populares é o que coloca a pessoa em Londres, no ano de 1351, durante a Peste Negra. O vídeo começa na cama antes de levar o espectador para um passeio pelas ruas lamacentas. Lá, todos estão doentes e famintos.
Tudo o que você tem é um pedaço de pão, que dá a uma criança pedinte. Você visita sua mãe doente na zona de quarentena e tenta não contrair a doença mortal. Spoiler: não acaba bem.
Cada vídeo leva cerca de quatro horas para ser criado. É fácil perceber que o conteúdo é feito por IA, já que, obviamente, câmeras não existiam no século XIV. No entanto, o realismo do trabalho já rendeu mais de 18,6 milhões de visualizações e milhares de comentários.
“Um salve para o cameraman”, escreveu um usuário. “A única maneira certa de usar IA”, comentou outro. “Acabei de morrer em Pompeia e já estou aqui, me dá um tempo”, brincou um terceiro.

“Acredito que meus vídeos atraem tantas pessoas porque despertam nostalgia, curiosidade e o desejo de explorar lugares e momentos que nunca poderíamos experimentar de outra forma”, diz @timetravellerpov. “Para mim, trata-se de criar aquele momento de ‘uau’ – quando alguém assiste e diz: ‘sinto que estou realmente lá’.”
Embora a Peste Negra possa não ser a primeira escolha de época para se viajar, a tendência de vídeos de história no TikTok tomou um rumo ainda mais sombrio.
Outros vídeos do tipo postados por diferentes criadores incluem ser um estudante durante a pandemia de Covid-19, um trabalhador no World Trade Center em 11 de setembro de 2001 ou viver durante o assassinato do presidente dos EUA John F. Kennedy.
Watch on TikTok
Mas a tendência não é apenas fazer vídeos de história no TikTok para reviver os dias mais sombrios. Para aqueles que desejam voltar a tempos mais felizes, um dos vídeos de @timetravellerpov permite que os espectadores experimentem um dia na vida de uma criança na Inglaterra dos anos 2000. Aqui, o ponto de vista do espectador é debaixo de um paraquedas no parquinho da escola e uma visita à já extinta locadora Blockbuster.