Top 3 celulares com IA para investir em 2026
A expectativa é que, em 2026, esses aparelhos concentrem maior valor agregado e atraiam consumidores em busca de longevidade tecnológica

A presença da inteligência artificial (IA) nos smartphones deixou de ser promessa e passou a fazer parte da estratégia das principais fabricantes em 2025, influenciando diretamente decisões de compra e investimento para esse ano de 2026.
Com recursos voltados à produtividade, comunicação, edição de imagens e automação de tarefas, marcas como Samsung, Motorola, Apple, e Xiaomi disputam protagonismo em um mercado cada vez mais orientado por IA.
A expectativa é que, em 2026, esses aparelhos concentrem maior valor agregado e atraiam consumidores em busca de longevidade tecnológica.
Leia também: Fevereiro sem celular: você conseguiria aderir ao uso consciente?
CONFIRA A SEGUIR 3 CELULARES COM IA:
1. SAMSUNG
A Samsung é hoje a empresa com a implementação mais ampla de inteligência artificial embarcada.
A Galaxy AI está presente de forma completa nos modelos das linhas Galaxy. O último lançamento da Samsung é o Galaxy S25 Ultra 5G, que está disponivel nas cores Prata, cinza, preto e azul.
Entre os destaques da Galaxy AI estão a tradução simultânea em chamadas telefônicas e a edição generativa de fotos.
2. MOTOROLA
A Motorola lançou um novo smartphone dobrável com foco claro em inteligência artificial integrada ao uso diário.
O principal destaque é a moto ai, um conjunto de recursos que ajuda a organizar mensagens, gerenciar notificações e criar conteúdos visuais com apoio de IA, exigindo conexão estável à internet.
Entre as funções inteligentes, estão comandos por voz em modos específicos do aparelho, como “Olhe e fale”, e o “O que rolou?”, que resume mensagens recebidas em diferentes aplicativos.
A IA também é aplicada às câmeras, melhorando automaticamente fotos, alcance dinâmico e reconhecimento de rostos.
3. APPLE
O iPhone 17 Pro Max reforça a estratégia da Apple de colocar a inteligência artificial no centro da experiência do usuário.
O modelo estreia a Apple Intelligence, integrada ao iOS 26, com foco em processamento local, privacidade e respostas mais rápidas no próprio aparelho.
O avanço é sustentado pelo chip A19 Pro, que traz Neural Accelerators mais potentes, capazes de rodar modelos de IA diretamente no dispositivo.
Leia também: Google fecha acordo milionário após acusações de escutas indevidas em celulares
Na prática, isso melhora recursos como organização de notificações, apoio à escrita, resumo de conteúdos e edição inteligente de fotos e vídeos.
A IA também atua no sistema de câmeras, com remoção de objetos, ajustes automáticos de imagem e estabilização avançada de vídeo.