Tradução automática de voz da Meta promete facilitar comunicação; veja como usar
A Meta expande o alcance de criadores no Facebook e Instagram com traduções automáticas; entenda

A Meta lançou um recurso de tradução de voz com tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para todos os usuários do Facebook e Instagram no mundo todo, permitindo que criadores traduzam seus conteúdos para outros idiomas e alcancem um público mais amplo.
Segundo o TechCrunch, o recurso foi anunciado pela primeira vez na conferência de desenvolvedores Connect da Meta no ano passado, quando a empresa revelou um teste piloto de traduções automáticas das vozes dos criadores em vídeos do Facebook e do Instagram.
Leia mais: Meta permitiu que chatbots elogiassem crianças e tivessem "conversas românticas".
Funcionalidades e uso da tradução
A Meta explica que as traduções de IA utilizarão o som e o tom da própria voz do criador, garantindo que a dublagem soe autêntica. Criadores também podem ativar a sincronização labial opcional, alinhando a tradução com os movimentos da boca para maior naturalidade.
No lançamento, o recurso oferece traduções do inglês para o espanhol e vice-versa, com mais idiomas previstos para o futuro. As traduções estão disponíveis para criadores do Facebook com pelo menos 1.000 seguidores e todas as contas públicas do Instagram onde o Meta AI está disponível.
Para ativar a função, os criadores devem clicar em "Traduzir sua voz com o Meta AI" antes de publicar um Reel, habilitar a tradução e escolher se desejam a sincronização labial. Ao publicar o conteúdo, a tradução estará disponível automaticamente.
Você pode se interessar também:
Os criadores podem revisar traduções e dublagens antes da publicação e desativar qualquer opção a qualquer momento, sem afetar o vídeo original. Espectadores verão um aviso indicando que o vídeo foi traduzido com o Meta AI e podem desativar traduções indesejadas no menu de configurações.
Métricas e melhores práticas
O recurso adiciona novas métricas ao painel Insights, mostrando visualizações por idioma, o que ajuda os criadores a monitorar o alcance de seu conteúdo em diferentes públicos.
A Meta recomenda que os criadores falem claramente, evitem cobrir a boca e minimizem ruídos de fundo ou música durante a gravação. O recurso suporta apenas dois interlocutores que não devem se sobrepor.
Leia mais: Meta se une à Oakley e lança óculos esportivo com câmera 3K e IA integrada; veja detalhes.
Criadores do Facebook também podem adicionar até 20 faixas de áudio dubladas manualmente para ampliar seu público, usando a seção "Legendas ocultas e traduções" do Meta Business Suite.
A Meta afirma que mais idiomas serão adicionados futuramente, sem detalhar quais ou quando. O lançamento ocorre enquanto a empresa reestrutura seu grupo de IA para focar em pesquisa, superinteligência, produtos e infraestrutura.