Uber apresenta robotáxi desenvolvido com Lucid e Nuro

Veículo autônomo foi revelado na CES e começa a ser testado em vias públicas nos EUA antes do lançamento comercial previsto para este ano

Crédito: Fast Company Brasil

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

A Uber apresentou no início da CES, maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, seu robotáxi.

A empresa, em parceria com a fabricante de veículos elétricos de luxo Lucid Motors e a empresa de tecnologia automotiva Nuro, apresentou um veículo autônomo com uma experiência interna projetada pela Uber.

A Uber considera o robotáxi o modelo mais luxuoso até o momento. O veículo conta com câmeras, sensores e radares que proporcionam percepção de 360 ​​graus e um discreto "halo" no teto com LEDs integrados que exibem as iniciais dos passageiros para ajudá-los a localizar seu carro e acompanhar o status da viagem.

No interior, os passageiros podem personalizar tudo, desde a temperatura e o aquecimento dos assentos até a música, enquanto recursos visuais em tempo real mostram exatamente o que o veículo está vendo na estrada e a rota que pretende seguir. Dá para visualizar o trajeto planejado em tempo real, o que inclui manobras, possibilidade de dar preferência a pedestres, redução a velocidade em semáforos, mudança de faixa e o desembarque de um passageiro.

O modelo deve facilitar a vida de quem viaja em grupo, já que acomoda até seis passageiros e conta com bom espaço para bagagem.

Leia mais: Uber testa função que permite passageiras escolherem motoristas mulheres: Uber apresenta robotáxi desenvolvido com Lucid e Nuro

Segundo as empresas envolvidas no projeto, o veículo conta ainda com computação de alto desempenho baseada em NVIDIA DRIVE AGX Thor, parte da plataforma NVIDIA DRIVE Hyperion, que suporta o processamento de IA em tempo real e a integração de sistemas necessários para a condução autônoma avançada.

(Divulgação/Lucid/Nuro/Uber)

Os testes autônomos em vias públicas começaram no mês passado em São Francisco (Califórnia), marcando um passo importante rumo ao lançamento, segundo as empresas, planejado para antes do final do ano. A Nuro lidera os testes e usa protótipos de engenharia de robotáxi supervisionados por operadores de veículos autônomos.

Leia mais: Por que os carros pequenos voltaram ao radar dos Estados Unidos : Uber apresenta robotáxi desenvolvido com Lucid e Nuro

Ainda de a acordo com os três parceiros, os testes autônomos em vias públicas fazem parte da estrutura de segurança e validação da Nuro, que já tem experiência de anos na implantações comerciais de veículos autônomos. O programa avalia dezenas de capacidades críticas em toda a cadeia de autonomia, incluindo o modelo de IA da Nuro, combinada à uma lógica de segurança clara e verificável para um desempenho confortável e confiável.

Além dos testes em vias públicas, o programa inclui testes em circuito fechado e simulação para validar o desempenho em uma ampla gama de cenários. Se der tudo certo na validação até a fase final, a expectativa é que o robotáxi passe a ser fabricado na unidade da Lucid no Arizona ainda este ano.(com AFP)


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais