Uber e Waymo pressionam pela liberação do tráfego de caminhões autônomos

Califórnia permite teste de veículos autônomos em vias públicas, mas os com mais de 4 toneladas continuam proibidos

Crédito: Rawpixel.com/ Bernard Hermant/ Unsplash

Zoe Bernard 2 minutos de leitura

Um grupo de desenvolvedores de veículos autônomos está pressionando legisladores da Califórnia para introduzirem um processo regulatório que eventualmente permitiria a circulação de caminhões autônomos em vias públicas.

Uma carta aberta dirigida ao governador da Califórnia, Gavin Newsom, foi assinada por 35 empresas líderes no ramo dos veículos autônomos, incluindo Waymo, Uber, Volvo e Aurora. Elas argumentam que, se a Califórnia não permitir em breve um teste de caminhões autônomos nas ruas, poderá perder sua vantagem competitiva.

Embora a Califórnia tenha permitido o teste de veículos autônomos menores em vias públicas desde 2019, semicaminhões e veículos de carga com peso superior a quatro toneladas são proibidos. O estado é um importante campo de testes para veículos autônomos por dois motivos: é um centro de inovação para a tecnologia de direção autônoma e conta com muitas rodovias que conectam várias rotas de frete que cruzam o país.

Os planos para permitir o transporte autônomo no estado continuam indefinidos. De acordo com um porta-voz do Departamento de Veículos Motorizados da Califórina (DMV), o órgão planeja trabalhar com a patrulha rodoviária estadual para criar regulamentos sobre veículos autônomos com peso superior a quatro toneladas, mas ainda não estabeleceu um cronograma.

As mudanças na legislação estadual sobre o tema estão paralisadas desde 2012, o que significa que os fabricantes – muitos dos quais estão localizados na Califórnia – tiveram que desenvolver e testar tecnologias-chave, como caminhões sem motorista, em estados com legislação mais flexível.

Caminhão autônomo da Aurora (Crédito: Aurora/ Divulgação)

Um deles é o Texas, onde fabricantes de veículos autônomos como a Aurora estão usando caminhões autônomos em testes comerciais em rotas de carga desde o início de 2021. Atualmente, esses veículos são supervisionados por um operador para garantir que eles funcionem sem problemas.

Mas um porta-voz da Aurora anunciou que isso pode mudar em 2023, quando a empresa planeja dispensar o operador e lançar uma “pequena frota de caminhões sem nenhum motorista” no Texas.

COMO FICAM OS MOTORISTAS?

Nos últimos anos, o advento de caminhões autônomos tem sido uma questão controversa. Alguns críticos temem que eles possam substituir muitos empregos no futuro. Um estudo recente de pesquisadores das universidades de Michigan e Carnegie Mellon mostrou que veículos autônomos poderiam substituir 90% dos motoristas de caminhão dos Estados Unidos nos próximos anos.

Os líderes do setor argumentam que caminhões sem motorista mitigarão a crise da cadeia de suprimentos, exacerbada pela pandemia. Além disso, preencheriam as lacunas causadas pela demanda crescente por mais e mais motoristas nos EUA.

De acordo com a American Trucking Association (Associação Americana de Caminhoneiros), há uma escassez atual de quase 80 mil profissionais, número que deve aumentar para 160 mil até 2030.

“Existem enormes oportunidades para os caminhões autônomos melhorarem a movimentação segura e eficiente de mercadorias na Califórnia”, analisa Emily Loper, diretora de políticas do Bay Area Council, organização sem fins lucrativos de advocacia.

“Nossa região é o lar dessa inovação e gostaríamos de vê-a começando a ser testada e implantada aqui, para obtermos seus benefícios”.


SOBRE A AUTORA

Zoë Bernard é escritora e repórter especializada em tecnologia. saiba mais