UpScrolled e Skylight crescem com desconfiança sobre o TikTok nos EUA
Downloads de novos aplicativos de vídeos disparam após a mudança na estrutura de propriedade do TikTok nos EUA

Os downloads do UpScrolled, um novo aplicativo de vídeos curtos, dispararam após a recente mudança na estrutura de propriedade do TikTok nos Estados Unidos.
Desenvolvido pelo empreendedor de tecnologia palestino-australiano Issam Hijazi, o aplicativo de mídia social ocupa atualmente a segunda posição entre os apps gratuitos mais baixados nos EUA na Apple Store, atrás apenas do ChatGPT, e se apresenta como um espaço “onde todas as vozes têm o mesmo poder”.
“Sem shadowbans. Sem favoritismo do tipo pay-to-play. Apenas conexões autênticas, em que seu conteúdo chega às pessoas que realmente importam”, diz o site do UpScrolled.
Na semana passada, o TikTok – controlado pela empresa chinesa ByteDance – fechou um acordo de US$ 14 bilhões, intermediado pelo governo Trump, para evitar uma proibição nos Estados Unidos.
O arranjo criou uma subsidiária norte-americana, com a nova propriedade passando para uma joint venture que inclui aliados de Trump, como Larry Ellison, fundador da Oracle, e Michael Dell, da Dell Technologies.
O aumento nos downloads também ocorre em meio a acusações de que o TikTok teria censurado vídeos gravados de agentes do Serviço deImigração (ICE) em Minnesota, além de outros conteúdos anti-Trump.
O QUE É O UPSCROLLED?
O UpScrolled é uma plataforma para compartilhamento de fotos, vídeos e textos. Segundo a empresa, sua missão é “permanecer sempre imparcial em relação a agendas políticas, conflitos e visões injustas”. O aplicativo se posiciona como uma plataforma “sem censura”, com foco na liberdade de expressão. Está disponível para iOS e Android.
O UpScrolled afirma ter sido desenvolvido como uma alternativa às grandes plataformas de mídia social comandadas pelas big techs, como a Meta, de Mark Zuckerberg, o X, de Elon Musk, e, claro, o TikTok.
“O UpScrolled existe porque estávamos cansados de esperar que as big techs fizessem a coisa certa”, afirma o site. “Precisávamos de um lugar onde as pessoas pudessem se expressar livremente, sem jogar o jogo dos algoritmos ou serem punidas por dizer a verdade.”

O Skylight Social, ou apenas Skylight, também teve um aumento no número de usuários, chegando a mais de 380 mil, segundo o TechCrunch. Apoiada por Mark Cuban e construída com tecnologia de código aberto, a plataforma já conta com mais de 42 milhões de usuários.