Wikipédia completa 25 anos e passa a cobrar IAs
A enciclopédia online firmou parcerias com companhias de IA como Amazon, Meta Platforms, Perplexity, Microsoft e a francesa Mistral AI

A Wikipédia anunciou nesta quinta-feira (dia 15) novos acordos comerciais com uma série de empresas de inteligência artificial, ao celebrar seu 25º aniversário.
A enciclopédia online colaborativa revelou ter firmado parcerias com companhias de IA como Amazon, Meta Platforms, Perplexity, Microsoft e a francesa Mistral AI.
A Wikipédia é um dos últimos bastiões dos primeiros tempos da internet. Mas aquela visão original de um espaço online livre foi ofuscada pelo domínio das plataformas de big techs e pela ascensão dos chatbots de IA generativa treinados com conteúdos raspados da web.
Os métodos agressivos de coleta de dados usados por desenvolvedores de IA – inclusive a partir do vasto repositório de conhecimento gratuito da Wikipédia – levantaram questionamentos sobre quem, afinal, está pagando pela explosão da inteligência artificial.
A Fundação Wikimedia, organização sem fins lucrativos que administra o site, assinou com o Google como um de seus primeiros clientes em 2022 e anunciou, no ano passado, outros acordos com players menores de IA, como o mecanismo de busca Ecosia.
Os novos contratos vão ajudar um dos sites mais populares do mundo a monetizar o intenso tráfego vindo de empresas de IA. Elas estão pagando para acessar o conteúdo da Wikipédia “em um volume e velocidade projetados especificamente para suas necessidades”, informou a fundação. Nenhum detalhe financeiro ou adicional foi divulgado.
QUEDA NO TRÁFEGO HUMANO
Enquanto o treinamento de modelos de IA tem gerado disputas judiciais em outros contextos envolvendo direitos autorais e outras questões, o fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, diz ver isso com bons olhos.
“Fico pessoalmente muito feliz que os modelos de IA estejam sendo treinados com dados da Wikipédia, porque é um conteúdo curado por humanos. Eu não gostaria de usar uma IA treinada apenas no X. Seria uma IA muito raivosa”, disse Wales, em referência à plataforma de mídia social do bilionário Elon Musk.

No ano passado, a Fundação Wikimedia pediu que desenvolvedores de IA pagassem pelo acesso por meio de sua plataforma corporativa e afirmou que o tráfego humano havia caído 8%.
Ao mesmo tempo, visitas de bots – às vezes disfarçados para driblar sistemas de detecção – estavam sobrecarregando fortemente seus servidores, ao raspar grandes volumes de conteúdo para alimentar grandes modelos de linguagem.
Esses dados refletem mudanças no comportamento online, à medida que resumos gerados por IA nos mecanismos de busca e chatbots passam a fornecer informações em vez de direcionar usuários aos sites por meio de links.
NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS
A Wikipédia é o nono site mais visitado da internet. Ela conta com mais de 65 milhões de artigos em 300 idiomas, editados por cerca de 250 mil voluntários.
O site se tornou tão popular, em parte, porque é gratuito para qualquer pessoa usar. “Mas a nossa infraestrutura não é gratuita, certo?”, disse Maryana Iskander, CEO da Fundação Wikimedia.
Leia mais: Grokipedia quer disputar público com Wikipédia, mas ninguém dá bola
Manter servidores e outras estruturas que permitem tanto a pessoas quanto a empresas de tecnologia “extrair dados da Wikipédia” custa dinheiro, afirmou Iskander, que deixará o cargo em 20 de janeiro e será substituída por Bernadette Meehan.
A maior parte do financiamento da Wikipédia vem de oito milhões de doadores, a maioria deles pessoas físicas. “Eles não estão doando para subsidiar essas enormes empresas de IA”, disse Wales. Eles estão dizendo “olha, na verdade vocês não podem simplesmente atropelar o nosso site. É preciso chegar do jeito certo”.
IA USADA A FAVOR DA WIKIPÉDIA
Editores e usuários também podem se beneficiar da IA de outras formas. A Fundação Wikimedia delineou uma estratégia de inteligência artificial que, segundo Wales, pode resultar em ferramentas capazes de reduzir tarefas repetitivas para os editores.
Embora a IA ainda não seja boa o suficiente para escrever verbetes da Wikipédia do zero, ela poderia, por exemplo, ser usada para atualizar links quebrados, analisando o texto ao redor e buscando novas fontes online.
A maior parte do financiamento da Wikipédia vem de oito milhões de doadores.
A inteligência artificial também pode melhorar a experiência de busca na Wikipédia, evoluindo do modelo tradicional baseado em palavras-chave para algo mais próximo de um chatbot.
“Dá para imaginar um mundo em que você faz uma pergunta na caixa de busca da Wikipédia e ela responde citando a própria Wikipédia”, disse ele.
A resposta poderia ser algo como: “aqui está a resposta à sua pergunta, retirada deste artigo, e aqui está o parágrafo exato”. “Isso me parece extremamente útil, então acredito que vamos caminhar nessa direção também.”
Leia mais: Genial: aplicativo junta informações do Google Maps com as da Wikipedia
Com a colaboração de Mogomotsi Magome, da AP