20 dicas essenciais para viver uma vida mais longa, feliz e bem-sucedida

Não é mágica nem luxo: os segredos para uma vida longa e feliz cabem no cotidiano

As dicas são do CNBC Make It
Longevidade não está apenas na genética, o estilo de vida tem papel fundamental, dizem especialistas (Foto: Freepik)

Redação Fast Company 3 minutos de leitura

Por mais que a indústria de antienvelhecimento movimente bilhões com terapias sofisticadas, o verdadeiro segredo para uma vida mais longa e plena pode estar em práticas simples e acessíveis.

Caminhar diariamente, se alimentar bem, manter boas relações e cuidar da saúde mental e financeira são atitudes comuns entre as pessoas que ultrapassam os 90 anos com saúde e que vivem nas chamadas Zonas Azuis, como Okinawa (Japão) e Sardenha (Itália).

Confira abaixo 20 dicas essenciais do CNBC Make It baseados em especialistas e pesquisas da longevidade que podem fazer a diferença na sua qualidade e expectativa de vida:

1. Priorize quem você ama

O megainvestidor Warren Buffett costuma refletir sobre com quem gostaria de passar seus últimos dias de vida. A partir disso, ele dedica tempo a essas pessoas agora, para viver sem arrependimentos.

2. Repense o que você come

Evite o consumo excessivo de alimentos como pão, massas, pizza e batata. Para o pesquisador Valter Longo, essas comidas, quando consumidas em excesso, se transformam rapidamente em açúcar no corpo e podem reduzir a longevidade.

3. Faça um check-up financeiro

Reavalie seus gastos, economias e patrimônio. Simular como estará sua vida financeira na aposentadoria ajuda a tomar decisões melhores hoje.

4. Vá ao médico regularmente

Ter disciplina com a saúde é um traço comum entre quem vive mais. Segundo o psicólogo David Watson, pessoas conscientes cuidam mais da saúde e evitam comportamentos de risco.

5. Imagine o final da sua história

Buffett sugere escrever o próprio obituário para visualizar como você quer ser lembrado e então trabalhar desde já para construir essa trajetória.

6. Cultive diferentes tipos de amizade

Pense em quem te ajuda emocional, mental e praticamente. Amigos diversos oferecem suportes distintos e complementares.

7. Esteja próximo da água

Estudos mostram que viver perto de rios, lagos ou oceanos pode ter efeitos positivos. As Zonas Azuis costumam estar localizadas nessas regiões.

8. Poupe um pouco mais para o futuro

Aposentar-se com tranquilidade começa com pequenos passos. Aumentar em 1% sua contribuição mensal pode ter grande impacto no longo prazo.

9. Reative vínculos antigos

Ligar para um amigo com quem você não fala há tempos pode trazer mais alegria do que você imagina. Estudos mostram que esse gesto é muito valorizado por quem o recebe.

10. Coma até 80% da saciedade

Essa prática, conhecida como hara hachi bu, é comum em Okinawa. Comer menos, sem passar fome, está relacionado à maior longevidade.

11. Adie a aposentadoria, se possível

A especialista Suze Orman explica que esperar até os 70 anos para se aposentar pode aumentar significativamente os rendimentos mensais da Previdência.

12. Aprecie arte

Visitar museus e contemplar obras artísticas pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar emocional.

13. Mova-se mais no dia a dia

Em vez de treinos intensos, moradores de Zonas Azuis fazem atividades físicas inseridas na rotina, como caminhar ou usar a bicicleta para tarefas diárias.

14. Um pouco de vinho pode ajudar

Em várias regiões longevas, uma taça de vinho por dia faz parte da cultura. O consumo leve e moderado pode ter efeitos positivos, segundo algumas pesquisas.

15. Tenha um propósito pós-carreira

Visualize como quer usar seu tempo após se aposentar. Um hobby, trabalho voluntário ou nova profissão podem manter sua mente ativa e motivada.

16. Consuma mais mirtilos

Essas frutas ajudam na recuperação muscular, protegem os olhos, combatem inflamações e são ricas em antioxidantes, segundo o pesquisador Neil Paulvin.

17. Estabeleça limites com pais idosos

Ajudar é importante, mas também é preciso proteger sua própria segurança financeira, orienta a planejadora Danielle Miura.

18. Durma sempre no mesmo horário

Manter uma rotina regular de sono contribui para o equilíbrio do organismo e pode fortalecer a imunidade.

19. Faça exercícios diários, mesmo que leves

Em Okinawa, os idosos praticam raijo taiso, uma série de exercícios simples e diários. Apenas cinco minutos por dia já trazem benefícios.

20. Adote a dieta mediterrânea

Mais vegetais frescos, grãos integrais, azeite e peixes: esse padrão alimentar está ligado à redução de doenças cardíacas e à expectativa de vida longa.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais