3 coisas que você não deve dizer quando estiver procurando emprego

Na primeira entrevista é importante deixar claro como as suas habilidades vão ajudar no desempenho da empresa e o que você pode fazer por ela

Crédito: Adrian Infernus/ Unsplash/ cnythzl/ iStock

Eileen Smith 3 minutos de leitura

Recrutadores, no processo inicial de entrevista de emprego, querem saber o que você fará pela empresa, não o que você quer para si mesmo pessoalmente.

A forma como se apresenta no primeiro encontro será decisiva para determinar se você vai seguir para a próxima etapa do processo de seleção. Guarde suas perguntas sobre a cultura da empresa ou sobre benefícios para mais adiante no processo.

No início, é preciso “abrir a porta”. As dicas a seguir podem ajudá-lo a conseguir o emprego para o qual se candidatou e a impulsionar sua trajetória profissional.

Pense em cada interação que você tiver na sua busca por emprego como uma oportunidade de estabelecer credibilidade e conectar-se com os entrevistadores.

Procure não ficar falando sobre coisas que giram em torno de seus objetivos pessoais, do tipo:

- “Estou procurando um emprego em um local específico.”

- “Estou procurando um emprego com um salário de X e com tais e tais benefícios.”

- “Estou procurando um emprego que me dê tempo livre para cuidar de meus interesses pessoais.”

Em um primeiro momento, é melhor dizer coisas que chamem a atenção para o valor que você pode agregar. Por exemplo: “procuro um emprego onde eu possa fazer a diferença para o meio ambiente, sem perder o foco nos resultados para a empresa.”

Crédito: Freepik

Começar dizendo “procuro um emprego no bairro X ou na cidade Y” faz a conversa ser sobre você, e não sobre a empresa que está contratando.

Se há uma localização específica onde você prefere trabalhar, pesquise com antecedência para ter certeza de que a empresa tem sede ou subsidiárias naquele local ou se há flexibilidade para que você possa trabalhar de forma remota.

Dessa forma, você pode conduzir o assunto para o escopo do cargo e para o que você deseja alcançar na empresa. Foque a conversa inicial no impacto que você quer causar trabalhando para aquela organização. Fale sobre o que te motiva profissionalmente.

Um exemplo: “meu objetivo é trabalhar no setor de tecnologia para usar as habilidades que aprendi na faculdade para ajudar a empresa a alcançar suas metas.”

Em um primeiro momento, é melhor dizer coisas que chamem a atenção para o valor que você pode agregar para a empresa.

Aproveite essa primeira entrevista para estabelecer sua credibilidade, destacando as habilidades que você tem por conta de empregos anteriores, cursos, estágios ou outros exemplos que demonstrem que você já possui as competências necessárias para aquele cargo. Conte o que você já realizou nesse campo de trabalho.

Uma dica é usar o método STAR (situação, tarefa, ação, resultado) para transmitir que você tem o que é necessário para agregar valor à organização. Mostre seu entusiasmo pelo tipo de trabalho em questão, em vez de falar sobre como o emprego será bom para você.

Você pode dizer que gostava muito do trabalho que realizava antes e que seu objetivo é trabalhar para uma empresa do mesmo ramo, para aproveitar sua experiência no setor.

O entrevistador também é uma pessoa. Se você foi demitido, as pessoas podem simpatizar e querer ajudar. Use a demissão para se conectar com quem está te ouvindo. Fale resumidamente sobre sua saída do emprego anterior, explique qual tipo de trabalho estava fazendo na época e mostre que deseja continuar nesse caminho.

Importante deixar claro que você não guarda ressentimento em relação ao seu antigo empregador (e, se tiver, esse não é o momento de dizer!). Compartilhe realizações específicas de seus empregos anteriores.

Sempre que usar um dado específico, ou dizer algo como “aumentei as vendas em 15%”, procure relacionar a informação com algo mais palpável. Por exemplo, você poderia dizer “trouxe cinco novos clientes no ano passado e, com isso, aumentamos em 15% o resultado com o mesmo produto.”

Uma vez que passe para estágios mais avançados no processo de seleção, aí sim é hora de fazer as perguntas que ajudarão você a decidir se quer mesmo o emprego, incluindo questões sobre salário, localização, horário flexível e benefícios.


SOBRE A AUTORA

Eileen Smith é especialista em treinamento de executivos para falar em público. saiba mais