3 dicas para construir uma boa rede de relacionamentos profissionais

Confiança, desprendimento e determinação podem ajudar qualquer pessoa a estabelecer uma rede sólida

Créditos: Scott Webb/ Unsplash/ rawpixel

Sharath Jeevan 3 minutos de leitura

A maioria das pessoas que conheço detesta fazer networking. A própria menção dessa palavra, emprestada do inglês, pode evocar conotações incômodas para muita gente.

Essa aversão é a razão pela qual é tão importante fazer uma reformulação completa das nossas redes de relacionamentos profissionais, especialmente à medida que avançamos na carreira. 

Ter uma boa rede de contatos é fundamental para o sucesso profissional de qualquer pessoa. Não se trata apenas de contribuir com os que estão abaixo de você e ajudá-los a progredir. Os relacionamentos e o capital social são essenciais para nossas carreiras, especialmente conforme avançamos para posições de liderança.

Em geral, deixamos de lado o investimento em criar relações. As ansiedades nos impedem de dar o salto e nos apresentar a novas pessoas. Ou então nos perguntamos: "e se algo der errado depois que eu colocar essas duas pessoas em contato?".

Mas a verdadeira armadilha que as pessoas deveriam temer é que, para cada apresentação feita, há outras 10 que poderiam ter acontecido – contatos que poderiam ter feito uma diferença significativa na vida e na carreira de alguém. 

Créditos: JM Lova/ Unsplash/ Brett Holmes Photography/ iStock

Já me beneficiei de várias interações cruciais, especialmente durante fases de transição na minha carreira. Aprendi que é essa tendência de se conter que prejudica nossa própria rede e nosso próprio sucesso.

A resposta é adotar a generosidade no networking. A generosidade no estabelecimento de conexões requer três fatores: confiança, desprendimento e determinação. 

CONFIANÇA 

A confiança é uma parte importante da construção de uma grande rede. Confiança não significa acreditar que a pessoa que você está indicando é perfeita. Significa que você confia na sinceridade e integridade dela. Se você tiver um nível básico de confiança nessas duas esferas, recomendo que faça todas as indicações possíveis.

DESPRENDIMENTO

Deixar para lá significa que você não deve se sentir responsável pelo desfecho de uma indicação que fizer. As duas pessoas com as quais você está se relacionando são adultas e sabem que você não é responsável pela forma como elas interagem como indivíduos. A química pode ou não combinar. Independentemente disso, elas vão agradecer pelo esforço que você fez para apresentá-las.

A confiança é uma parte importante da construção de uma grande rede de relacionamento.

Desprendimento também significa não esperar nada em troca. Todo mundo já se deparou com a mentalidade do "eu coço as suas costas, você coça as minhas", que pode dar ao conceito de networking uma imagem meramente comercial.

Não se preocupe com o retorno; seja de forma indireta ou direta. A generosidade quase sempre é recompensada a médio e longo prazo. E, se quiser conhecer as evidências psicológicas por trás desse fenômeno, sugiro que leia Give and Take (Dar e Receber), de Adam Grant.

DETERMINAÇÃO

Há também o princípio final da criação de uma rede forte: seja determinado. Procure oportunidades de fazer conexões úteis e dedique um pouco de esforço a isso todos os dias.

Uma apresentação por dia tomará cinco minutos de seu tempo – e posso garantir que não haverá melhor uso para esses cinco minutos. De minha parte, tento fazer apresentações logo pela manhã, para que elas não sejam atrapalhadas por outros compromissos. 

Relacionamentos e capital social são essenciais para nossas carreiras.

Se aprendermos a abraçar a generosidade nessa área de nossas vidas, é mais provável que recebamos generosidade em troca. O capital social é um dos ativos mais importantes na carreira, especialmente à medida que vamos ficando mais velhos.

Assim, tente se livrar das conotações menos positivas do networking. Foque não apenas em criar capital social para si mesmo, mas em compartilhá-lo com os outros da forma mais generosa possível.

Esse é um dos poucos ativos que, quando compartilhado, beneficia tanto a nós quanto aos outros de modo geral.


SOBRE O AUTOR

Sharath Jeevan é fundador e presidente executivo da Intrinsic Labs e especialista em liderança da Inflection Moments. saiba mais