3 tipos de amigos que ajudam a ter uma vida mais feliz

Entenda como cada tipo de amizade pode ser a chave para uma vida mais equilibrada

Amigos sentados de costa
Os amigos de ponte ampliam sua visão do mundo e ajudam a manter uma sensação de otimismo sobre o futuro. Créditos:Pixabay.

Guynever Maropo 3 minutos de leitura

Ter amigos é uma parte fundamental da vida humana e desempenha um papel central na nossa saúde mental e emocional. Desde a infância até a idade adulta, todos buscamos conexões genuínas com os outros, mas o que define uma amizade verdadeira e positiva para nossa felicidade?

Muitas vezes, nos preocupamos mais com a quantidade de amigos do que com a qualidade dessas relações. Porém, o segredo para uma vida plena não está em ter uma grande quantidade de amigos, mas sim em cultivar os tipos certos de amizade.

Segundo um estudo de Desenvolvimento Adulto de Harvard, os relacionamentos fortes são cruciais para a nossa felicidade e saúde geral. No entanto, o que muitos não sabem é que não se trata apenas de ter um amigo íntimo ou uma lista de conhecidos.

O que realmente importa é ter uma combinação estratégica de amigos, cada um trazendo algo único para a sua vida. De acordo com essa pesquisa, existem três tipos de amigos essenciais para se alcançar a verdadeira felicidade.

Leia mais: Amigos artificiais: futuro dos relacionamentos ou mais uma desilusão tecnológica?

Confira abaixo 3 tipos de amizades importantes para uma vida mais feliz:

1. Amigos âncora

Esses são os amigos com quem você pode ser completamente você mesmo. O amigo âncora é aquele em quem você confia tanto que pode ligar às 2 da manhã sem hesitar.

Ele conhece seus defeitos, seus medos, mas ainda assim está ao seu lado. Eles são a base sólida da sua vida social, oferecendo apoio emocional e segurança.

Esses amigos são a âncora da sua estabilidade emocional. Em momentos de crise, seja uma perda, um problema de saúde ou um desafio no trabalho, eles estarão lá para te apoiar. Esses amigos ajudam a criar um senso de segurança que é fundamental para a resiliência emocional.

Leia mais: Ter amigos no trabalho torna os funcionários 7 vezes mais engajados; entenda como.

2. Amigos inspiradores

Esses amigos são pessoas que vêm de círculos sociais diferentes do seu. Pode ser alguém com quem você pratica um hobby, como yoga, ou um vizinho que tem uma perspectiva completamente diferente da sua. Eles trazem uma nova energia e inspiram você a ver o mundo sob uma ótica diferente.

Esse tipo de amigo ajuda a evitar que você caia na armadilha da estagnação. Eles são fontes de energia renovada e novas ideias.

Estudos mostram que, especialmente à medida que envelhecemos, ter laços fracos, como esses amigos inspiradores, ajuda a reduzir o risco de depressão e aumenta a resiliência emocional.

3. Amigos de ponte

Amigos de ponte são aqueles que têm uma visão mais ampla ou experiência em áreas em que você ainda não chegou. Eles podem ser mentores, colegas mais velhos ou até mesmo alguém que ocupa uma posição profissional que você almeja. Esses amigos ajudam a expandir suas ideias e ambições.

Esses amigos de ponte são fundamentais para o seu crescimento. Eles te ajudam a ver o que ainda pode ser alcançado, oferecem conselhos valiosos e ajudam a manter a motivação alta. Esses amigos têm o poder de expandir seus horizontes e te guiar em momentos de incerteza, além de dar um senso de otimismo sobre o futuro.

Leia mais: IA pode suprir a necessidade de amigos? É isso que diz Mark Zuckerberg.

Você pode se interessar também:

Fazer essa seleção de amigos deixa claro que a qualidade dos relacionamentos importa muito mais do que a frequência ou intensidade da interação.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais