3 truques para se concentrar no trabalho quando tudo parece distrair você

A sobrecarga emocional e a ansiedade podem ser dribladas com essas técnicas

truques ajudam quem tem TDAH
O celular é uma das distrações durante o trabalho. Foto: Freepik

Redação Fast Company 1 minutos de leitura

Para se concentrar no trabalho em meio ao caos, existem alguns truques que podem ajudar a esquecer as notificações no celular, as preocupações pessoais e o excesso de informações. A especialista em felicidade e produtividade Jessica Weiss, em entrevista ao CNBC Make It, recomenda três estratégias eficazes. Confira abaixo: 

1. Reserve um tempo para sentir suas emoções

Ignorar o que você está sentindo pode atrapalhar seu rendimento. Weiss sugere separar de 15 a 20 minutos por dia para simplesmente reconhecer emoções como ansiedade, frustração ou estresse.

Esse exercício pode ser feito escrevendo em um diário, conversando com alguém de confiança ou praticando uma atividade física leve. “O importante é tirar esses sentimentos do corpo e colocá-los no mundo”, afirma.

2. Foque no que está sob seu controle

Tarefas que dependem de terceiros podem aumentar a sensação de impotência. Em vez disso, concentre-se no que você pode fazer por conta própria.

Weiss defende que priorizar tarefas sob sua responsabilidade direta ajuda a reduzir a ansiedade e aumenta a sensação de realização. Ela também recomenda transformar grandes metas em ações menores e diárias. Por exemplo, em vez de pensar em bater uma meta ambiciosa, pense em quantas ações concretas — como ligações ou entregas — você pode realizar no dia.

3. Crie momentos de foco profundo

Separar uma ou duas horas por dia para manter o foco, e se concentrar no trabalho sem distrações, pode melhorar significativamente sua produtividade. A dica é tirar possíveis distrações de vista e definir um objetivo claro para esse período. Segundo Weiss, esse tipo de concentração não só ajuda no desempenho como também reforça a confiança na própria capacidade de se concentrar.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais