4 boas razões para você pegar leve e ir mais devagar nesta reta final

Quando você faz tudo com muita pressa a comunicação é prejudicada e pode causar grandes problemas mais adiante

Créditos: Leio McLaren/ Unsplash/ Deagreez/ Getty Images

Leah Mether 3 minutos de leitura

Conforme o final do ano vai se aproximando, muita gente começa a se sentir presa em um ciclo implacável de “corre, corre, corre, ocupado, ocupado, ocupado”. A ordem é “zerar” todas as tarefas, cumprir todos os prazos e chegar ao final inteiro.

Por mais que pareça lógico continuar se esforçando ao máximo para dar conta de tudo, a ironia é que esse ritmo frenético pode estar custando um tempo valioso. Muitas pessoas se sentem estressadas, sobrecarregadas e simplesmente exaustas.

Quando não estamos bem, a comunicação sofrendo, a tolerância se esgota, o pavio fica curto e é mais provável que tirar conclusões precipitadas, interpretar mal as mensagens e fazer suposições erradas.

Nessa hora, quando você sente que não tem tempo para se comunicar bem, é exatamente a hora em que a boa comunicação é mais importante. A solução? Diminua o ritmo para ir mais rápido.

Ao dizer “diminua o ritmo”, não estou sugerindo colocar mais tarefas na sua lista, esquecer os prazos ou encaixar mais reuniões na agenda. Trata-se de dar uma parada breve para organizar as ideias e se comunicar de forma ponderada, garantindo que o que você diz seja claro, preciso e alinhado com suas intenções.

Essa pequena pausa pode economizar tempo e estresse ao reduzir mal-entendidos, conflitos desnecessários e expectativas desalinhadas. Veja como diminuir ajuda a ir mais rápido a longo prazo.

1. Organizar a mente previne erros de comunicação

Reservar um momento para respirar, organizar as ideias e controlar suas emoções pode ajudar a mudar do impulso de reagir para o de responder.

Quando estamos nervosos, é fácil estourar, ignorar sutilezas ou deixar passar detalhes importantes. Reações rápidas podem parecer eficientes na hora, mas, muitas vezes, levam a mais dores de cabeça no futuro. Uma pausa bem dosada permite que você responda de forma ponderada, não impulsivamente.

2. Comunicação clara evita problemas mais tarde

Na pressa para fazer as coisas, podemos cair na armadilha de uma comunicação truncada, deixando passar detalhes importantes, fazendo pedidos vagos ou não conseguindo estabelecer expectativas realistas.

Os poucos minutos que você economiza ao apressar uma conversa muitas vezes custam o dobro do tempo para resolver mal-entendidos mais tarde. Diminuir o ritmo para se comunicar de forma clara e precisa pode prevenir esses desperdícios de tempo.

3. Um pouco de atenção reduz o estresse e gera confiança

Quando as pessoas se sentem cansadas e sobrecarregadas, pequenos momentos de conexão podem ter um impacto poderoso.

Reservar um tempo para verificar como está sua equipe ou seus colegas pode elevar o moral, fortalecer conexões e aumentar a tolerância e a paciência.

Dar atenção e se interessar pelas pessoas, mesmo que seja por um ou dois minutos, pode economizar muito tempo ao incentivar a boa vontade, a confiança e a colaboração.

4. Estabelecer expectativas reduz frustrações

Expectativas claras são como mapas: elas impedem que as pessoas tomem caminhos errados, saiam do curso ou trombem umas com as outras. Ao diminuir o ritmo para estabelecer expectativas realistas e explícitas sobre o que significa “bem feito”, você ajuda os demais a entregar seu melhor sem estresse desnecessário nem dúvidas.

À medida em que avançamos para o final do ano, pense que você não tem tempo para não se comunicar bem. Alguns minutos a mais gastos em uma comunicação clara agora podem poupar dores de cabeça no futuro.

Assim, conforme a pressão aumenta e as listas de tarefas cresce, tente desacelerar. Pare. Respire. Faça com que a mensagem que você quer passar seja clara. Comunique-a de forma calma e precisa. Fazendo isso, você vai se sentir indo mais rápido e de forma mais eficaz, terminando o ano com energia de sobra.


SOBRE A AUTORA

Leah Mether é especialista em comunicação, palestrante, facilitadora e autora do livro "Steer Through the Storm: How to Communicate an... saiba mais