4 conselhos para aprender a lidar melhor com as decepções que a vida traz
Da próxima vez que algo não sair como você esperava, seguem alguns conselhos para ajudar a transformar o limão em uma limonada
No início deste mês, minhas tão aguardadas férias foram por água abaixo. E eu não fui a única que teve que lidar com a frustração: meus dois filhos estavam ansiosos para nossa viagem há meses.
Olhando de fora, o cancelamento de uma viagem de férias pode até parecer um "perrengue chique". Mas, quando acontece, é um grande aborrecimento.
Decepções desse tipo são basicamente o que mais acontece na nossa vida. Principalmente no trabalho, onde as coisas geralmente não saem conforme o planejado.
Às vezes a gente comete um erro evitável e constrangedor, às vezes se desentende um colega, às vezes não consegue uma vaga ou uma promoção.
Mas só porque a vida é cheia de decepções, não significa que fica mais fácil lidar com elas. Da próxima vez que algo não sair como você esperava, siga alguns conselhos para transformar os limões em uma limonada (ou, no mínimo, seguir em frente).
1. Deixe-se afundar (um pouquinho)
Me senti péssima quando minha viagem foi cancelada. Mesmo sabendo que poderia ter sido pior em muitos aspectos, ainda assim foi uma grande decepção. Certa vez, um amigo me disse uma frase que ficou gravada em minha memória: "essa não é a pior coisa que está acontecendo no mundo, mas é a pior coisa que está acontecendo com você."
As decepções da vida têm muitas áreas cinzentas. A maioria das situações não é completamente boa nem ruim.
Quando você está lidando com uma frustração, as pessoas geralmente tentam fazer com que veja o lado positivo, na tentativa de ajudar. Mas você não consegue ver nada de bom se não se permitir encarar seus sentimentos primeiro.
Portanto, permita-se sentir-se mal por um tempo. Reconheça como está se sentindo e expresse sua frustração a alguém que não vai ficar tentando dar um sentido positivo à situação.
2. Coloque as coisas em perspectiva
Depois de se sentir mal, você precisa começar a dimensionar sua frustração. Vamos supor que você esteja se sentindo péssimo por não ter conseguido a promoção para a qual achava que estava qualificado.
É fácil entrar em uma espiral de pensamentos de que você está em um emprego sem futuro ou que seu chefe não o valoriza. Mas separar o que é fato do que é ficção, colocando as coisas no papel, pode ajudar.
"Muitas vezes, criamos narrativas em torno de problemas e aumentamos a importância deles em nossa cabeça", explica a coach de liderança e autora Julie Smith. Ela sugere escrever tudo o que estiver passando pela sua cabeça.
O que de fato aconteceu? O que foi dito exatamente? Esses são os fatos. Mas as projeções sobre o futuro e as histórias pessimistas que você conta a si mesmo sobre o que vai acontecer são provavelmente ficção.
Smith ressalta que, geralmente, as decepções da vida têm muitas áreas cinzentas. A maioria das situações não é completamente boa nem ruim. Seu projeto pode não ter sido aprovado, mas você aprendeu mais sobre o que é importante para a equipe. E, em vez de desperdiçar nossas férias, acabei aproveitando o tempo livre em casa e criando ótimas lembranças com meus filhos.
3. Reformule seu pensamento (ou seja, minta um pouco para si mesmo)
"A frustração é uma forma de reagir ao fato de ter recebido algo inferior ao que você esperava ou desejava", diz Kate Sweeny, professora de psicologia da Universidade da Califórnia. "Os funcionários preteridos para um cargo ficam muito mais desapontados quando acreditam que eram os favoritos do que quando sabem que a promoção é um tiro no escuro."
Experimentar a frustração significa que você está vivendo. Especialmente no trabalho, se você cometer um erro ou for preterido em uma oportunidade, isso significa que está tentando. Reformular seus sentimentos sobre a frustração pode ajudar a fazer com que ela seja uma parte previsível da busca por um grande objetivo.
só porque a vida é cheia de decepções, não significa que fica mais fácil lidar com elas.
Outra maneira de encarar a decepção é por meio daquilo que os pesquisadores chamam de "pessimismo retroativo", ou seja, reescrever a história para transformar uma coisa certa em uma chance remota.
Portanto, tente dizer a si mesmo que o resultado infeliz era inevitável. "Isso pode não eliminar totalmente a dor das más notícias, mas essa estratégia pode atenuar o baque adicional de se sentir pego de surpresa", diz Sweeny.
4. Não deixe que a frustração interfira nas suas metas
Quando você tenta e fracassa, pode dar aquela vontade de desistir. A raiva, a tristeza, a culpa, o constrangimento e a decepção são sentimentos horríveis e podem fazer com que você queira evitar situações que possam fazer com que se sinta assim novamente.
Mas diminuir suas metas para evitar futuras decepções também não fará você feliz. É frustrante quando um funcionário de destaque vai embora, mas isso não significa que você deva contratar alguém menos ambicioso na esperança de que ele fique por perto.
"Quando estabelecemos um padrão baixo como forma de nos sentirmos seguros e até mesmo vitoriosos quando atingimos esses pequenos objetivos, privamos a nós mesmos, nossas empresas e o mundo de nossa excelência e brilhantismo", escreve a colaboradora Deborah Grayson Riegel.
É por isso que já comecei a planejar minhas próximas férias.