4 erros comuns no trabalho e como tirar vantagem se cair em um deles

Embora os erros possam ajudá-lo a crescer, alguns deles causam grandes estragos

Crédito: Steve Johnson/ Pexels

Eduardo Briceño 5 minutos de leitura

Errar pode até ser inevitável, mas não é verdade que alguns erros são muito piores do que outros? Ter um alto desempenho não significa, no fim das contas, cometer menos erros?

Em vez de fazer afirmações generalizadas sobre os erros serem todos bons ou ruins, convém aprender a diferenciar os diferentes tipos de erros e esclarecer com quais deles podemos aprender e quais deveríamos evitar.

ERROS POR DISTRAÇÃO

Você recebeu um e-mail e, sem querer, "respondeu para todos". Sua resposta chegou às caixas de entrada da empresa inteira, quando você pretendia apenas compartilhar um vídeo de gatinho com aquele colega com quem estava conversando. Uma a uma, as respostas começam a chegar. Inclusive do seu chefe. Parabéns! Você acabou de cometer um erro por distração.

quando você comete muitos erros assim, é um alerta para melhorar seu foco, seus processos, seu ambiente ou seus hábitos.

Esse tipo de erro acontece quando você está fazendo algo que já sabe como fazer, geralmente porque perde a concentração ou está focado na coisa errada. Todo mundo comete erros por descuido, porque somos todos humanos.

No entanto, quando você comete muitos erros assim, especialmente em uma tarefa na qual pretendia se concentrar, isso é um alerta para melhorar seu foco, seus processos, seu ambiente ou seus hábitos. 

Como até mesmo esses deslizes podem ter consequências graves, sempre que acontecer algo assim, é bom fazer uma pausa e refletir. Da próxima vez que você cometer um erro por falta de atenção, pergunte a si mesmo: "isso é importante para mim? Quero mudar alguma coisa para que isso não aconteça novamente? Se sim, como posso ajustar meu foco para evitar cometer esse tipo de erro no futuro?" 

ERROS QUE FAZEM A FICHA CAIR

Eles acontecem quando você faz algo como queria e como sempre fez, mas percebe que aquela era a coisa errada a fazer. Nesses momentos, você é tomado por uma nova percepção das coisas, por um insight poderoso que amplia sua compreensão e consciência.

O alerta para prestar atenção e refletir vem quando você se surpreende com o efeito de suas ações.

Esses tipos de erros podem ser difíceis de detectar e podem passar despercebidos durante toda a vida. Quantos líderes não continuam fazendo algo que frustra as pessoas – às vezes, por anos – sem perceber o efeito de suas atitudes, porque nunca pedem nem recebem feedback?

Esses momentos em que a ficha cai podem ocorrer em diversas situações. Por exemplo: uma vendedora parece nunca conseguir fechar um negócio – até que um colega a ouve e lhe diz para ir mais devagar e dedicar um tempo para entender as necessidades do cliente.

O alerta para prestar atenção e refletir vem quando você se surpreende com o efeito de suas ações. Você faz algo esperando X, mas, em vez disso, acontece Y. Essa é uma dica para entrar na “zona de aprendizado” e identificar o que te surpreende e que lições isso pode lhe ensinar. 

ERROS DE APRENDIZAGEM

Sempre que estiver trabalhando para expandir suas habilidades e tentar algo novo, é provável que cometa alguns erros ao longo do caminho. Esses tipos de erros de aperfeiçoamento são positivos – um sinal de que você está crescendo.

É uma boa oportunidade para explorar se você está fazendo as coisas sem pensar ou se está realmente se dedicando a melhorar suas habilidades. Se você pratica arremesso de frisbee mas o disco sempre cai, está na hora de mudar de técnica

Às vezes, a abordagem ao aprendizado em si pode não ser eficaz. Você pode estar focando na teoria quando a prática

Se você pratica arremesso de frisbee mas o disco sempre cai, está na hora de mudar de técnica

seria mais eficaz para adquirir a habilidade desejada. Nesses casos, você pode perguntar como outras pessoas adquiriram competência na mesma área ou em uma área semelhante.

Se estiver se esforçando e ainda se sentir travado, talvez seja hora de recorrer a um coach, um mentor ou outra fonte de orientação e de feedback objetivo.

Pode ser também que você tenha estabelecido uma meta alta demais. Em vez disso, poderia ter como meta algum ponto intermediário entre aquele em que está hoje e a meta final. Quando atingir essa meta, é hora de identificar uma nova área de desafio e continuar se esforçando.

ERROS DE ALTO RISCO

Embora os erros possam ajudá-lo a crescer, alguns são inegavelmente perigosos. Felizmente, você pode implementar processos para tentar minimizar os erros de alto risco e, com o tempo, desenvolver uma compreensão intuitiva de quando correr riscos e quando agir com segurança.

Além das situações de risco de vida ou potencialmente perigosas, há muitas atividades da “zona de aprendizado” que podem ser consideradas de alto risco.

se você atingir sua meta, comemore a conquista e depois faça a si mesmo as mesmas perguntas, para continuar se aprimorando.

Uma final de campeonato certamente pode ser considerada um evento de alto risco para uma equipe esportiva que treinou durante anos. Ou se a perda de um relacionamento importante com um cliente puder resultar em uma queda significativa na receita, talvez seja melhor ser cauteloso nas reuniões com esse cliente, em vez de experimentar ideias arriscadas.

Em um evento de alto risco, se você não atingir a meta de ganhar o campeonato (ou o cliente), poderá refletir depois sobre o progresso que fez ao longo do tempo, sobre as estratégias que têm ajudado ou não seu crescimento e sobre o que fazer para evoluir de forma mais eficaz.

Por outro lado, se você atingir sua meta, ganhar um campeonato ou conseguir novos negócios, que bom! Comemore a conquista e o progresso que fez. Mas, em seguida, faça a si mesmo as mesmas perguntas, para continuar se aprimorando. Mantenha-se na “zona de aprendizado”, desafiando a si mesmo e cultivando seu crescimento

Trecho extraído do livro "The Performance Paradox: Turning the Power of Mindset into Action" (O Paradoxo do Desempenho: Transformando o Poder da Mentalidade em Ação) e reproduzido com a permissão da Ballantine Books.


SOBRE O AUTOR

Eduardo Briceño é consultor, palestrante e autor de "The Performance Paradox: Turning the Power of Mindset into Action" saiba mais