4 práticas para “resetar” o estresse e acalmar o seu dia

A vida pode ser estressante, mas algumas medidas simples têm o poder de trazer alívio rápido quando você mais precisa

Créditos: Mockaroon/ Unsplash/ Orla/ doomu/ iStock

Stephanie Vozza 3 minutos de leitura

Seu objetivo para o ano que começa pode ser economizar mais dinheiro. Ou fazer uma atividade física regularmente. Ou trabalhar menos. Quer você perceba ou não, o que está no fundo da maioria das resoluções de ano novo é reduzir o nível de estresse na sua vida.

Mas, em vez de tentar grandes mudanças, há várias pequenas coisas que se pode fazer e que proporcionam o que poderíamos chamar de um “reset” de estresse.

"Um reset de estresse é algo rápido, que você pode fazer em questão de minutos, para evitar que ele se acumule ou se intensifique", diz Jenny Taitz, psicóloga clínica e autora de “Stress Resets: How To Soothe Your Body and Mind in Minutes” (Reset do Stress: Como Acalmar Corpo e Mente em Minutos, em tradução livre).

“Quando você começa a sentir que simplesmente não tem tempo para um reset de estresse, é nessa hora que precisa fazê-lo", reforça Megy Karydes, presidente da Karydes Consulting e autora do livro “50 Ways to More Calm, Less Stress” ("50 Maneiras de Ter Mais Calma, Menos Estresse, em tradução livre).

"Algumas das coisas que você pode incorporar são projetadas para criar uma memória muscular", diz Karydes. "A ideia é adquirir o hábito de perceber que você precisa [de resets de estresse] como parte de sua vida diária.”

Aqui estão algumas dicas:

1. Faça um reset mental

Muitas das soluções para reduzir o estresse estão dentro de nós, e você pode acessá-las fazendo um reset mental – por exemplo, substituindo a preocupação com algo que pode acontecer pela preparação para enfrentar o que quer aconteça.

Um reset de estresse é algo rápido, que você pode fazer em questão de minutos, para evitar que ele se acumule.

"Muitas vezes você fica pensando em todas as coisas que podem dar terrivelmen- te errado. Se antecipar é o oposto. É como pensar produtivamente sobre o que você está prestes a enfrentar e criar um plano de ação que seja tanto emocional quanto logístico. É um plano de jogo antecipado”, explica a psicóloga.

Outro tipo de reset mental é observar seu estado de espírito. "Muitas vezes, as pessoas pensam 'se estou tendo uma manhã ruim, será um dia ruim'. Trabalhe em suas crenças sobre suas emoções, porque elas são passageiras. Se puder 'reiniciar' esse momento, você evita que as crenças negativas se repitam.”

2. Experimente um reset do corpo

O rosto se comunica com o cérebro. Só de prestar atenção e corrigir sua expressão facial, você já sentirá alguma mudança. "Fazer caretas é algo que faz com que você fique propenso a ter mais pensamentos negativos. Observe a tensão entre suas sobrancelhas e imagine um apagador passando entre elas e suavizando esse espaço”, aconselha Taitz.

quando as pessoas agem de maneira mais energética, experimentam mais emoções positivas.

Além disso, faça uma checagem completa no corpo para detectar tensões musculares. Geralmente as pessoas não percebem que estão sentadas em frente ao computador com os ombros tensos, quase tocando as orelhas. Dedique um momento para "escanear" seu corpo e ir relaxando passo a passo, desde a cabeça até os dedos dos pés.

3. Dê um reset no seu comportamento

Você pode reduzir o estresse prestando atenção aos comportamentos. "Os impulsos são como ondas no mar, subindo e descendo", diz Taitz. "Lembre-se de que você não precisa ceder ao impulso para fazê-lo desaparecer. Dê um passo para trás e pratique 'surfar no impulso'. Ele vai diminuir.”

Créditos: Antonio Solano/ photographer/ iStock

Outro reset comportamental é fingir energia. Já foi comprovado por estudos e pesquisas que, quando as pessoas agem de maneira mais energética, experimentam mais emoções positivas.

4. Pratique atividades relaxantes

Existem muitas atividades que você pode incorporar regularmente para conseguir reduzir o estresse. Livros de colorir para adultos, por exemplo, se tornaram ferramentas populares para a redução do estresse.

Limpar também pode ser uma boa estratégia (é verdade!). Mas, em vez de se propor a realizar um grande projeto, como limpar o "quartinho da bagunça", comece pequeno – por exemplo, organizando uma gaveta da cozinha. Isso lhe dará uma sensação de realização.

Ou pegue o aspirador de pó e desfrute do efeito calmante em seu corpo causado pela vibração do aparelho. Vale até lavar a louça: o contato das mãos com a água morna é uma sensação agradável – e ainda ajuda a manter a casa em ordem.

Com a colaboração da redação da Fast Company Brasil.


SOBRE A AUTORA

Stephanie Vozza escreve sobre produtividade e carreira na Fast Company. saiba mais