4 truques para controlar o excesso de ansiedade em apenas 30 segundos

Está prestes a subir no palco para falar em um evento público importante? Vai entrar em uma reunião agitada? Experimente essas dicas para manter a calma

Crédito: Tohamina/ Freepik

Julia Herbst 3 minutos de leitura

Quando pensamos em combater o estresse e a ansiedade no ambiente de trabalho, o que vem à nossa cabeça são medidas maiores e que demandam muito tempo: quem sabe uma semana de férias na praia? Ou passar um dia em um spa? Ou talvez até arranjar um emprego totalmente novo?

Todas essas são ótimas ideias e provavelmente melhorariam muito o seu nível geral de estresse. 

Mas o que mais dá para fazer no meio de um dia agitado para manter alguma sensação de calma – além de respirar fundo por alguns segundos antes de entrar na sua próxima reunião no Zoom?

Conheça estas quatro técnicas, que você pode aplicar em menos de um minuto

1. Saia da “espiral do medo"

A jornalista Stephanie Vozza conversou com a biopsicóloga Mary Poffenroth para aprender várias maneiras de combater o estresse. A boa notícia é que muitas dessas estratégias só demoram alguns segundos e podem fazer você escapar do estado de medo. 

Uma das técnicas é recorrer ao sentido menos usado no trabalho: o olfato. Poffenroth passa um pouco de óleo essencial de tea tree (melaleuca) sob o nariz antes de uma apresentação importante.

“A explosão de um aroma forte ajuda a desregular a amígdala, de modo que você consegue retornar a um estado de coragem. Hortelã-pimenta também funciona muito bem. Qualquer coisa que seja intensa e forte vai sacudir seu cérebro para fora daquilo que chamo de espiral do medo", explica a especialista.

2. Mantenha o controle de suas emoções

Nomear e aprender a reconhecer suas emoções pode ajudá-lo a prosperar sob estresse, de acordo com o autor e ex-agente especial do FBI Errol Doebler. Ele recomenda registrar como você está se sentindo quatro vezes por dia durante uma semana, pois a conscientização é o primeiro passo para controlar melhor seus sentimentos. 

“Pode ser que você esteja com raiva porque precisa registrar essa emoção. Não importa qual é o motivo, o que importa é que você seja capaz de identificar e articular essa emoção", diz Doebler.

"No final da primeira semana, as pessoas voltam dizendo: 'não percebia que estava com raiva ou frustrado o tempo todo e não sabia que era assim que eu agia'. A conscientização e o reconhecimento é que devem estar em primeiro lugar em sua cabeça", ensina.

3. Escreva sobre suas ansiedades

Você provavelmente já ouviu dizer que manter um diário é uma forma de lidar com o estresse. Dedicar um pouco de tempo para escrever como está se sentindo e o que está causando estresse pode ajudá-lo a se sentir mais controlável. 

“Isso nos ajuda a desacelerar essa trilha sonora em nosso cérebro que dispara todos os dias, em todas as situações da vida”, diz Chris Mosunic, diretor clínico do aplicativo de relaxamento Calm.

“Quando você começa a escrever um diário, diminui a velocidade e começam a aparecer coisas que nem sabia que estava pensando e que nunca diria a nenhum outro ser humano.”

4. Experimente a respiração quadrada

Se você tiver apenas alguns minutos antes de uma grande apresentação ou entrevista de emprego, experimente a técnica da respiração quadrada.

Inspire por cinco segundos, prenda a respiração por cinco segundos, expire por cinco e prenda a respiração por mais dois. 

“O oxigênio no sistema permite que você queime quimicamente a adrenalina”, diz Richard Newman, autor de Lift Your Impact. “Você pode passar do sistema nervoso simpático, que é o estado de 'luta ou fuga', para o sistema nervoso parassimpático, de descanso e digestão.”


SOBRE A AUTORA

Julia Herbst é editora sênior da editoria de Work Life da Fast Company e cobre futuro do trabalho, equidade e inclusão. saiba mais