5 coisas que os bons chefes têm em comum (e que todos deveriam adotar)

Ser o tipo de chefe para o qual as pessoas gostam de trabalhar significa que é menos provável que você tenha funcionários que se demitam ou que permaneçam, mas sem engajamento ou produtividade

Crédito: SvetaZi/ iStock

Kathleen Davis 2 minutos de leitura

Muito se fala sobre chefes ruins. Afinal, um mau chefe pode estragar tudo o que você mais gosta em seu trabalho.

Mas o que dizer sobre os bons chefes? As pessoas que apoiam o desenvolvimento da sua carreira, fazem você se sentir valorizado, que estão abertas ao feedback e se responsabilizam pelos seus atos?

Bons chefes existem e é provável que, se você estiver lendo isto, seja um líder que, assim como eu, espera que as pessoas com quem trabalha olhem para você de forma positiva.

Mas há uma razão pela qual as histórias de chefes ruins são tão comuns: comandar é difícil. É muito fácil adquirir maus hábitos, passar a perna em alguém ou transferir a pressão de cima para seus subordinados diretos.

Ainda assim, nem preciso dizer a importância de se esforçar para ser um chefe melhor. Não se trata apenas de fazer o que é certo (embora isso seja muito importante).

Ser o tipo de chefe para o qual as pessoas querem trabalhar significa que haverá menos probabilidade de funcionários quererem se demitir ou de que os que ficam sejam pouco produtivos.

Portanto, o que você pode fazer para ser um chefe melhor? Veja a seguir alguns pontos de partida:

1. Confie no seu pessoal

A reclamação número sobre chefes é o microgerenciamento, e isso decorre da falta de confiança. Os bons chefes, por outro lado, confiam que seus funcionários são adultos inteligentes e capazes. Eles focam nos resultados, em vez de perder tempo se preocupando se as coisas estão sendo feitas exatamente como eles mesmos fariam. 

2. Controle seu ego e faça seu trabalho

Você provavelmente já ouviu aquele ditado sobre não pedir a alguém que faça um trabalho que você mesmo não faria ou nunca fez. Bons chefes não são ditadores que dão ordens. Eles entendem o que é uma carga de trabalho razoável e não se consideram bons demais para realizar alguma tarefa.

Na verdade, ajudar quando necessário é uma boa reciclagem para os líderes que se veem afastados das atribuições do dia a dia, e isso mostra que você realmente faz parte da equipe. 

3. Comemore o progresso e dê feedback

Esses são dois lados diferentes da mesma moeda, mas igualmente importantes. A pessoa pode ter o melhor chefe do mundo, mas se o trabalho dela nunca for reconhecido, vai acabar sentindo que não vale a pena se esforçar.

E se o funcionário cometer erros ou tiver lacunas em suas habilidades ou conhecimentos, um chefe "legalzão" que nunca ajuda a melhorar não está fazendo nenhum favor para que ele avance na carreira.

4. Veja os funcionários como pessoas

O trabalho não é tudo na vida. Bons chefes sabem disso e respeitam o fato de que seu pessoal tem família, obrigações pessoais e interesses que, às vezes, precisam ter prioridade. Eles conhecem seus funcionários como pessoas e adotam postura flexível quando necessário.  

5. Comunique-se e seja honesto

Não se pode esperar que as pessoas se sintam motivadas se não entenderem para o que estão trabalhando. O trabalho de um bom líder – especialmente de um chefe de nível intermediário – é comunicar claramente o que ele sabe à equipe.

A ambiguidade leva à especulação, preocupação e confusão, especialmente em épocas turbulentas. Os bons chefes dizem o máximo que podem e admitem quando há coisas que não sabem.


SOBRE A AUTORA

Kathleen Davis é editora adjunta da Fast Company. saiba mais