5 conselhos comuns, porém perigosos, sobre como gerenciar sua carreira

Pessoas bem-intencionadas dão essas dicas o tempo todo, mas é bom pensar duas vezes antes de segui-las

Crédito: osker14/ GettyImages

Tracy Brower 5 minutos de leitura

Quando alguém está crescendo na carreira ou ganhando experiência em sua função, receber um bom conselho de um mentor confiável pode motivar e inspirar. Mas e a enorme quantidade de péssimos conselhos que todo mundo também recebe?

Quer as pessoas tenham as melhores das intenções, quer só gostem de dar pitaco, as opiniões dos outros sobre a nossa vida podem nos deixar desorientados, angustiados e desanimados.

Mas é possível escutar conselhos ruins com calma e até aprender com eles, sem deixar que te atrapalhem. O que nem sempre percebemos é: que o mesmo conselho pode ser bom ou ruim, dependendo do contexto. Só você, que tem a noção do todo, pode bater o martelo sobre quais são úteis e quais é melhor deixar para lá.

Considere se você pediu ou não o conselho. Se você perguntou o que a pessoa achava e se está preparado para receber críticas, fica mais fácil escutá-las. Mas mesmo que não tenha pedido a opinião de ninguém, pode ser útil ouvir as perspectivas dos outros.

Considere a fonte. As opiniões que ouvimos geralmente dizem mais sobre a pessoa que está apontando o dedo do que sobre nós. Da mesma forma, os conselhos que recebe demonstrarão no que outra pessoa prestou atenção, o que ela priorizou e o que valoriza.

Considere a intenção. Esse ponto é especialmente importante, porque a intenção da pessoa pode destoar do impacto das suas palavras. Alguém pode se importar e querer o melhor para você, mas não conseguir expressar sua opinião com elegância. Mesmo assim, suas ideias ainda podem ser boas.

Considere os seus limites. Na maioria das vezes, ao ouvir um comentário, temos a opção de aprender com ele, de ignorá-lo ou de superá-lo. Mas, se o conselho ou comentário cruzar a linha do aceitável, é melhor procurar ajuda e apoio da sua chefia ou do RH.  

Alguns dos piores conselhos podem ser sementes de aprendizado e crescimento, mesmo que sejam difíceis de ouvir. Aqui estão algumas curiosidades baseadas em discussões em várias comunidades online (incluindo Facebook, LinkedIn e Twitter). Elas variam de engraçadas a dolorosas e podem ajudá-lo a avançar positivamente.

“TENTE SE ADAPTAR”

Alguns dos piores conselhos incluem sugestões para se adaptar, ou ficar quieto, ou se  diminuir para caber na expectativa dos outros. Um chefe especialmente ruim me recomendou, uma vez: “você não deveria falar tanto, precisa se adaptar melhor”.

O que fazer com esse tipo de conselho ruim? Lembre-se de fazer sempre o seu melhor. De fato, é aconselhável adaptar sua mensagem para que outras pessoas possam ouvir suas ideias. Mas a grande lição que se tira é: apresente suas melhores ideias e não fique na zona de conforto. Seja confiante em demonstrar o que tem a oferecer.

“PARE DE PENSAR GRANDE DEMAIS”

Outra categoria de maus conselhos tem a ver com evitar a ambição, o aprendizado ou novas oportunidades. Às vezes, as pessoas podem sugerir que você não perca tempo obtendo um diploma ou que evite ser muito obstinado nos objetivos de carreira. Esses conselhos podem ser reflexo das inseguranças dos colegas ou das tendências que eles têm de evitar riscos ou trabalho árduo.

A questão parece ser se você está buscando crescimento às custas dos outros ou se está levando os outros nesse caminho de prosperidade. Um estudo da ResumeLab descobriu que as pessoas geralmente não se importam com a ambição de seus colegas quando se sentem valorizadas por eles. Contanto que seu crescimento não venha às custas de pisar nos outros, você pode crescer sem prejudicar os relacionamentos.

“TENTE UM RAMO DIFERENTE”

Quando recebe maus conselhos sobre como trabalha, quando trabalha, quanto trabalha ou sobre seus hábitos de trabalho, isso pode ser um sinal do desejo dos outros de controlar ou um sinal de que os outros não têm criatividade ao considerar quantas maneiras diferentes de trabalhar podem combinar com você.

Há momentos em que você pode querer ir rápido e fazer todas as paradas em um projeto por paixão. Ou pode haver uma circunstância na qual queira trabalhar em um fim de semana porque está flexibilizando seu horário para ter tempo em uma tarde de segunda-feira.

Do outro lado da moeda, se você está sobrecarregado e sofrendo para manter o bem-estar, é saudável compartilhar suas preocupações com seu chefe sobre a necessidade de algum alívio.

O importante é ser assertivo sobre suas necessidades e trabalhar da maneira que for melhor para você – cuidar de si mesmo e cuidar de suas obrigações de trabalho em um equilíbrio adequado.

"SE ESCONDA"

Talvez o tipo de conselho mais doloroso seja aquele que pega no lado pessoal. Muita gente diz que lhes dizem que sorriem muito ou pouco, ou que são muito gentis ou muito agressivos. A maior lição é seja você mesmo. Quando existe autoconfiança, isso é bom para você e fortalece as pessoas ao seu redor.

Claro, também é aconselhável ajustar-se às circunstâncias e aos outros, até certo ponto. É da natureza da comunidade que cada membro tenha não apenas direitos, mas também obrigações para com os outros.

Faz sentido abraçar diferentes pontos de vista e adaptar-se adequadamente. Mas você também precisa ser você mesmo – encontrar o equilíbrio entre se expressar e abraçar os outros na comunidade que também estão sendo eles mesmos.

“NÃO GASTE TANTO COM NECESSIDADES PESSOAIS”

As pessoas também ouvem recomendações sobre trabalho e família. A lição aqui é tomar suas próprias decisões. Um estudo da MyPerfectResume descobriu que 34% achavam que ter uma família era o principal ingrediente para o sucesso na vida, enquanto 30% disseram que era ter um emprego estável.

Entre os entrevistados, 83% disseram que sacrificariam a carreira pelo sucesso na vida pessoal, enquanto 77% prefeririam sacrificar a vida pessoal pelo sucesso na carreira. Conclusão: tanto a carreira quanto a família são importantes e os sacrifícios podem ocorrer em ambos os lados. Há muitas maneiras de encontrar sucesso e realização. Seus próprios valores são os melhores para guiar suas escolhas.

No geral, você pode aprender muito com as experiências, perspectivas e caminhos de outras pessoas. Mas, no fim das contas, vai querer pesar tudo em relação à sua própria força interior e ponto de vista. Quando você traz o seu melhor e quando está confiante e capacitado, fica mais feliz, realizado e satisfeito. E este é o melhor conselho de todos.


SOBRE A AUTORA

Tracy Brower é socióloga focada na felicidade e realização da vida profissional. Trabalha na Steelcase e é autora de dois livros," The... saiba mais