5 dicas para se vestir como o profissional de sucesso que você quer ser

Créditos: Joshua Fuller/ Unsplash/ Nico Blue/ iStock

Brennan Nevada Johnson 4 minutos de leitura

Três anos atrás, a pandemia alavancou duas bandeiras que têm meu apoio: o trabalho remoto e a morte dos escritórios. Não há como negar os efeitos positivos que o home office teve nos funcionários e nas empresas. Tanto é que quase ninguém quer voltar ao presencial, apesar da pressão feita pelas lideranças

Junto com o aumento da popularidade do trabalho remoto, surgiu a tendência de vestir roupas esportivas, moletons ou pijamas o tempo todo. Isso levanta a questão: será que nos esquecemos como nos vestir para o sucesso – ou para o trabalho que, em última análise, queremos que nos represente?

Não custa nada refrescar a memória, porque parece que desaprendemos a nos vestir para o escritório, para uma entrevista no Zoom ou para uma reunião. A seguir, dou cinco dicas para ajudar a entender como as roupas podem ter um impacto no trabalho e como seu figurino pode contribuir, ou até mesmo impedir, que você alcance seus objetivos de carreira.

1. Use o que te empodera

Você tem peças que fazem se sentir confiante e importante? Provavelmente sim, e é hora de incorporar isso em sua vida profissional. É simples: quando você sabe que está com uma boa aparência, se sente melhor e isso se traduz na forma como interage e até mesmo na maneira como lida com os negócios.

vistar-se para o trabalho que você deseja conseguir, não para o que tem atualmente.

Ao se vestir todos os dias, seja fiel ao seu próprio estilo e não use algo só porque está na moda. Mesmo que haja um código de vestuário da empresa, tente adicionar um toque pessoal ao conjunto da obra. O resultado precisa ser autêntico. Se você estiver fingindo, acredite, isso vai aparecer.

2. Invista em peças clássicas e atemporais

Todos queremos e sonhamos em ter um armário enorme e todo organizado. Mas, sejamos realistas: um trabalhador comum não tem todas essas opções de roupas para escolher. Então, o que fazer quando você não tem dinheiro ou oportunidade para comprar um monte de roupas, sapatos e bolsas? Priorizar a qualidade em lugar da quantidade.

Sua prioridade na hora de comprar deve ser procurar roupas que vão durar por anos. Ao fazer isso, você economizará muito dinheiro ao longo do tempo, pois vai demorar mais para ter que substituir suas roupas. Também é mais sustentável fazer assim.

Crédito: Freepik

3. Use roupas que sirvam direitinho

Se você não consegue sentar, se mexer ou nem respirar direito dentro do que quer que esteja vestindo, então é hora de mudar para algo que realmente caiba. Isso não apenas é desconfortável, mas também deixa óbvio para todo mundo o quanto você está incomodado dentro das suas roupas.

O mesmo se aplica a quais trajes são ou não adequados para um ambiente profissional. Isso deveria ser óbvio, mas qualquer que seja a roupa, mostrar pele demais não é adequado para o escritório ou para a maioria dos locais de trabalho. Pode parecer desrespeitoso, mesmo que não seja sua intenção.

As roupas devem ser divertidas, mas deixe as mais curtas ou decotadas para usar na praia, com a família e amigos. Não perto de colegas de trabalho.

4. Mentalize a pessoa que você quer ser

Não é para fingir até conseguir. Esse é um conselho que pode causar grandes problemas. Minha dica é vestir-se para o trabalho que você deseja conseguir, não para o que tem atualmente.

seja fiel ao seu próprio estilo e não use algo só porque está na moda.

Por quê? Porque vestir-se bem mostra a todos que você leva a sério sua carreira e está pronto para assumir mais responsabilidades. É tudo uma questão de causar uma ótima primeira impressão.

As roupas podem ajudar a chegar ao lugar onde você planeja e espera estar na carreira, a curto e a longo prazo. Quer a gente goste ou não, a aparência é uma das primeiras coisas pelas quais as pessoas são lembradas. Ela desempenha um papel importante na escalada profissional.

5. Confira se está tudo em ordem

Evite roupas, calçados e acessórios com marcas de desgaste. Isso passa a impressão de desleixo e falta de profissionalismo. É preciso estar bem arrumado. Não quer dizer que você tenha que se vestir de um jeito super corporativo, mas é necessário que seu visual demonstre que você se esforçou para estar apresentável.

No trabalho, um impulso extra de confiança nunca é demais e ainda ajuda a vender melhor nossas ideias. Vestir-se para o sucesso pode ajudar a alcançar isso, pois permite que você prospere e torne realidade seus sonhos de carreira de longo prazo.

Vista-se para impressionar, para que seus colegas vejam que você se respeita e conhece o seu valor.


SOBRE A AUTORA

Brennan Nevada Johnson é fundadora e CEO da agência de relações públicas Brennan Nevada Inc. saiba mais