5 estratégias que vão fazer os recrutadores prestarem atenção em você
Aqui estão algumas estratégias para chamar a atenção dos recrutadores e chegar mais perto do emprego dos sonhos

Nos últimos meses, gigantes da tecnologia têm travado uma verdadeira disputa pelos melhores talentos, oferecendo salários milionários e até bônus de contratação inéditos. Empresas como Apple, OpenAI, Microsoft e Google estariam montando pacotes de remuneração comparáveis aos de astros da NBA.
Notícias assim fazem muitos profissionais pensarem: “como faço para que isso aconteça comigo – mesmo sem ser CEO no Vale do Silício?”. Especialistas em carreira garantem que qualquer pessoa pode se tornar mais atraente para o mercado.
Mas antes, um lembrete: “o setor de tecnologia é um universo à parte”, como afirma Mark Anthony Dyson, coach de carreira e fundador do site e podcast The Voice of Job Seekers. Ainda assim, vale a pena se inspirar nessas contratações.
Aqui estão algumas estratégias para chamar a atenção dos recrutadores e chegar mais perto do emprego dos sonhos:
1. Seja uma referência na sua área
Visibilidade é tudo – apenas mudar a foto do LinkedIn para “open to work” não basta. É preciso se expor. Isso significa publicar e compartilhar ativamente insights sobre o setor no LinkedIn, além de participar de eventos e, quando possível, de entrevistas na mídia.

Kait LeDonne, especialista em marca pessoal, cita uma pesquisa que mostra que 64% dos recrutadores dão preferência a candidatos reconhecidos como referências em sua área, mesmo quando têm as mesmas qualificações que outros menos ativos.
“Você não precisa ser o maior nome da indústria, mas precisa produzir conteúdos que demonstrem conhecimento e gerem impacto no seu setor. Para a maioria das pessoas, duas ou três postagens por semana no LinkedIn já são suficientes”, afirma LeDonne.
2. Invista em novas habilidades
Profissionais que buscam aprender continuamente se destacam. Vale a pena investir em cursos dentro e fora da sua área de atuação – de inteligência artificial a uma formação em yoga – e compartilhar esses aprendizados.

Kathy Caprino, coach de carreira e liderança, recomenda incluir essas habilidades no currículo e no perfil do LinkedIn: no título, na seção “sobre” e em certificações.
Ela também sugere escrever posts curtos mostrando como essas habilidades estão sendo aplicadas. Esse crescimento contínuo demonstra que o profissional está preparado para o futuro.
3. Conecte-se com os profissionais que você admira
Identifique pessoas que ocupam cargos que você gostaria de ter ou que trabalham em empresas dos seus sonhos e busque se aproximar delas.

Participe de eventos em que estejam presentes, entre em grupos dos quais façam parte, mande uma mensagem ou um e-mail se apresentando.
O objetivo é entrar no radar desses profissionais. Caprino recomenda interagir com eles no LinkedIn, mesmo que seja apenas compartilhando um post. “Isso ajuda você a ser notado”, diz. “Esse gestor, diretor ou CEO passa a ter algum nível de conexão com você.”
4. Vá atrás dos recrutadores
Não dá para esperar sempre que os recrutadores venham até você. Em alguns casos, é preciso dar o primeiro passo.

Caprino sugere que os profissionais entrem em contato diretamente, se apresentando e explicando o que buscam em sua próxima oportunidade.
Ela recomenda ainda escrever uma descrição do “emprego dos sonhos” e compartilhá-la com recrutadores, colegas e contatos de confiança.
5. Participe de associações e grupos do setor
Quase todas as áreas têm associações e grupos próprios. Estar nesses espaços – tanto online quanto presenciais – pode abrir portas importantes. Além de aumentar sua visibilidade, é uma forma de ter acesso antecipado a oportunidades de emprego.

“Quando alguém decide mudar de emprego, um dos primeiros lugares onde comenta isso é em grupos do setor, dizendo: ‘estou mudando de empresa, vocês são os primeiros a saber’. É uma forma muito mais inteligente de fazer networking”, explica Dyson.
Assim, quando a oportunidade aparecer, você já estará em evidência – e um passo mais perto de ser disputado pelos recrutadores.