5 hábitos simples que aumentam a felicidade em qualquer idade

Pesquisa revela que pequenos hábitos de convivência e mentalidade mantém a juventude emocional e aumentam a satisfação

Mulher felicidade
Mentalidade e socialização têm impacto direto na sensação de bem-estar. Crédito: Freepik

Gabriel Nassif 2 minutos de leitura

A busca pela felicidade costuma ser associada a fatores externos, como sorte ou circunstâncias. No entanto, um estudo conduzido pela Northern Illinois University revelou que a satisfação pessoal pode ser moldada por atitudes individuais e escolhas conscientes.

O estudo realizado em 2020 entrevistou 422 mulheres entre 31 e 77 anos e revelou que a abordagem diante do envelhecimento e a forma como cada pessoa se relaciona com os amigos têm impacto direto na sensação de bem-estar.

Segundo reportagem de Jessica Weiss para a CNBC, a especialista em psicologia positiva constatou que as participantes mais satisfeitas adotaram hábitos que fortalecem vínculos sociais e estimulam novas experiências.

Esses são alguns comportamentos que você pode aplicar no dia a dia para melhorar a qualidade de vida em qualquer idade.

Leia também: O que o maior especialista em felicidade ensina sobre a ambição

1. Aceite a idade que você sente

Entre as práticas mais eficazes, Weiss destaca que aceitar a idade que se sente, em vez da registrada no documento, amplia a liberdade para buscar novos desafios, como iniciar uma atividade física ou planejar mudanças profissionais.

2. Seja o amigo de confiança

Outro fator que a especialista considera essencial é ser o amigo mais confiável de alguém. Mais do que contar com o apoio, a felicidade se fortalece quando você oferece presença constante e se torna referência na vida de outra.

Esse vídeo pode te interessar:

3. Socialize com frequência

Segundo a psicóloga, a frequência do contato social está diretamente relacionada à sensação de juventude e bem-estar. Portanto, conversas semanais, encontros mensais ou pequenas tradições ajudam a manter os vínculos vivos e fortalecem o senso de pertencimento.

4. Seja iniciante

Se colocar em situações de aprendizado faz com que o cérebro fortaleça sinapses e estimula a formação de novas células. Segundo Weiss, isso ilumina a mente como quando você era criança. Iniciar um idioma ou explorar uma atividade inédita desperta a curiosidade e a sensação de juventude.

Leia também: A ciência prova: esses hábitos tornam as pessoas mais felizes

5. Crie tradições indispensáveis

Criar tradições simples e regulares geram uma sensação de pertencimento e potencializa a sensação de felicidade. Encontros semanais ou pequenas reuniões mensais são hábitos que transformam a rotina em momentos de conexão.


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais