5 livros LGBTQIAPN+ para mais diversidade no ambiente de trabalho
A leitura tem sido cada vez mais utilizada como instrumento de sensibilização em organizações que desejam criar ambientes mais respeitosos e diversos

No início de 2026, colaboradores da Amazon no Brasil reuniram indicações de livros LGBTQIAPN+ como forma de estimular a leitura e aprofundar o debate sobre diversidade, inclusão e pertencimento.
A iniciativa, organizada a partir de sugestões do grupo Glamazon, surge em um momento em que empresas buscam não apenas políticas internas, mas também repertório cultural para lidar com desafios humanos, sociais e jurídicos ligados à equidade no trabalho.
A leitura tem sido cada vez mais utilizada como instrumento de sensibilização em organizações que desejam criar ambientes mais respeitosos e diversos. Ao compartilhar histórias de diferentes identidades, vivências e contextos sociais, livros ajudam profissionais e lideranças a compreender realidades que muitas vezes não fazem parte de sua experiência direta.
As obras indicadas pela Amazon, abordam temas como identidade, pertencimento, afeto e exclusão social, contribuindo para reflexões que dialogam com empatia, convivência e respeito também no ambiente de trabalho.
Leia também: 6 medidas para criar um ambiente mais inclusivo para funcionários LGBTQ+
LIVROS LGBTQIAPN+ SOBRE INCLUSÃO E TRABALHO
Além da literatura de ficção, a discussão sobre diversidade no ambiente corporativo é aprofundada por obras voltadas ao Direito do Trabalho, à gestão e à liderança, oferecendo base teórica e prática para a construção de ambientes profissionais mais justos.
1. Inclusão e diversidade no ambiente de trabalho: desafios jurídicos e perspectivas no Direito do Trabalho brasileiro
O eBook analisa fundamentos constitucionais, legislação e jurisprudência relacionadas à inclusão no trabalho. A obra discute lacunas normativas, decisões da Justiça do Trabalho e os desafios para a efetivação de políticas de diversidade no Brasil.
2. DEIB – Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento nas Organizações
Guia prático voltado a líderes e gestores que desejam integrar diversidade e inclusão à estratégia empresarial. O livro apresenta caminhos objetivos para transformar princípios em ações concretas dentro das organizações.
3. Inclusifique: Como a inclusão e a diversidade podem trazer mais inovação à sua empresa
A autora defende que não basta diversificar equipes se as pessoas não se sentem pertencentes.
A obra apresenta estratégias para criar ambientes em que profissionais diversos se sintam engajados, valorizados e com espaço para se desenvolver.
4. Diversidade e Inclusão: e Suas Dimensões
Livro coletivo com a participação de dezenas de autores que abordam temas como gênero, raça, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, vieses inconscientes e interseccionalidade, a partir de experiências práticas e diferentes áreas de atuação.
5. Como ser uma Liderança Inclusiva
A obra discute o papel das lideranças na promoção da diversidade, abordando temas como diversidade como estratégia de gestão, responsabilidade institucional e enfrentamento do chamado diversitywashing.
Leia também: Consultorias de diversidade mudam o jogo para profissionais LGBTQIA+
LIVROS LGBTQIAPN+ RECOMENDADOS POR AMAZONIANS
A seleção feita por colaboradores da Amazon reúne títulos de ficção, memórias e poesia que colocam em evidência vivências LGBTQIAPN+. Entender este mundo e consumir referências dessa realidade também é importante para expandir nosso leque e cultivar ambientes mais diversos, até fora do trabalho.
1. Uma Vida Pequena
O romance acompanha a trajetória de quatro amigos ao longo de décadas em Nova York, com foco na história de Jude, personagem marcado por traumas profundos.
A obra trata de amizade, sofrimento, cuidado coletivo e dos impactos silenciosos da exclusão, levantando discussões sobre saúde mental e relações humanas.
2. O Parque das Irmãs Magníficas
O romance retrata a vida de travestis que constroem uma rede de apoio em um parque na cidade de Córdoba, na Argentina. A narrativa combina poesia e realismo ao abordar exclusão, violência, solidariedade e a busca por dignidade em contextos de marginalização.
3. Mau Hábito
Obra autobiográfica que acompanha a infância e juventude de uma mulher trans na periferia de Madri, nos anos 1980 e 1990.
O livro evidencia como a discriminação estrutural se inicia cedo e se estende para áreas como educação, convivência social e acesso ao trabalho.
4. Poemas e Fragmentos
Os versos da poeta grega do século VII a.C. abordam o amor e o desejo entre mulheres. Mesmo fragmentados pelo tempo, os poemas reforçam que a diversidade sexual sempre existiu e foi registrada na história literária.
Leia também: Conheça o fundador da maior comunidade de viagem LGBT+ do mundo
Esses livros mostram que a inclusão no trabalho não depende apenas de boas intenções, mas de conhecimento, compromisso institucional e ações concretas que transformem cultura, relações e oportunidades dentro das empresas.