5 maneiras de evitar um erro de contratação que pode levar sua empresa ao tribunal
Confira como proteger sua empresa sem cometer erros na contratação

Contratar a pessoa errada pode custar caro e não apenas em produtividade. Ações judiciais trabalhistas são um risco real e, muitas vezes, surgem de falhas no processo de contratação. É fundamental que empresários entendam como evitar armadilhas que podem acabar levando a empresa ao tribunal.
Segundo a Inc. Magazine, um erro comum é tentar se proteger avaliando se o candidato já processou empregadores anteriores. Esse critério, além de ser antiético, é ilegal. A legislação trabalhista proíbe qualquer tipo de retaliação contra quem exerceu direitos garantidos, mesmo que em empresas anteriores.
Muitos empresários não sabem, mas recusar um candidato por ele registrar uma queixa, como assédio ou discriminação, contra outro empregador configura retaliação. Isso viola leis federais e estaduais, segundo o advogado trabalhista David Miklas.
Como evitar processos judiciais?
A maneira mais fácil de evitar processos judiciais é não infringir a lei. Conhecer as disposições de não discriminação para atividades protegidas é extremamente útil, assim como ter familiaridade com outros pontos da legislação trabalhista.
Ainda assim, existem pessoas que buscam qualquer oportunidade para processar, e provavelmente você não quer essas pessoas na sua equipe. No entanto, analisar o histórico de processos judiciais não é a forma correta, nem legal, de evitá-las.
Quem entra com uma ação judicial aprende muito sobre seus direitos e isso os torna mais conscientes do que é legal e do que não é. Desde que você siga a lei, reduz significativamente as chances de enfrentar uma queixa. Eles conhecem a lei, então é fundamental que você também conheça.
Proteja-se contra ações trabalhistas
A melhor maneira de se proteger é não se envolver em atividades ilegais, inclusive durante o processo de contratação. Além disso, adote práticas como:
- Contratar um advogado trabalhista para revisar e aprovar seu manual interno.
- Oferecer treinamentos regulares de gestão aos seus líderes. Nunca presuma que eles sabem como agir corretamente.
Responder rapidamente às reclamações dos funcionários e abrir investigações imediatas. Processos judiciais são prejudiciais para todos os envolvidos. Mostrar que sua gestão ouve e se importa diminui significativamente os riscos.
Auditar com frequência a rotatividade, as faixas salariais e os critérios de promoção. Resolver pequenos problemas antes que virem grandes é sempre mais fácil.
Nunca aceite aconselhamento jurídico de redes sociais ou de opiniões não especializadas. Nem todo empresário bem-sucedido entende de leis.
Sua melhor defesa não é o medo, e sim a preparação, o treinamento e o cumprimento rigoroso da legislação. Assim, sua empresa estará muito mais protegida.