5 passos simples para quem quer dar uma guinada na carreira

É preciso se preparar para se reinventar profissionalmente e pessoalmente

Créditos: master1305 / iStock

Andrew Fennel 3 minutos de leitura

A tendência de dar “uma guinada” na vida profissional se tornou mais comum de uns anos para cá. Em 2023, muitos profissionais estão tentando mudar completamente de carreira. Se você tem se sentindo insatisfeito, estressado ou preocupado com o futuro da sua profissão, talvez seja hora de abraçar a mudança.

No entanto, dar um giro na carreira pode ser assustador, principalmente quando o profissional já acumula anos em seu cargo ou setor. A boa notícia é que existem várias etapas simples que você pode seguir para que a transição de carreira seja suave e para que você se saia bem em uma nova área, seja ela qual for.

1. Faça uma autoavaliação de carreira

Uma autoavaliação de carreira consiste em coletar informações sobre você e refletir sobre quem você é e o que conquistou, para tomar decisões de carreira informadas. Esse processo ajuda a identificar suas motivações, paixões e o que considera que é importante em um trabalho. Assim, é possível enxergar melhor quais outras profissões poderiam se adequar a você.

2. Identifique suas habilidades transferíveis

Habilidades transferíveis, como o próprio nome sugere, podem ser facilmente transferidas de um trabalho para outro. Elas tendem a ser habilidades interpessoais, como comunicação, organização, liderança etc.

dar um giro na carreira pode ser assustador, principalmente quando o profissional já acumula anos em seu cargo ou setor.

No entanto, também podem ser habilidades técnicas, como análise de dados, conhecimento de um idioma estrangeiro ou capacidade de usar plataformas populares como Zoom, Microsoft Teams e Google Docs.

Os recrutadores normalmente selecionam apenas os currículos que contenham pelo menos 50% dos requisitos de habilidade para qualquer anúncio de emprego. Por isso, quando alguém pensa em fazer uma reformulação de carreira, um dos maiores temores é ter que recomeçar do zero e dominar novas habilidades.

Mas, se você reservar um tempo para identificar suas habilidades transferíveis, logo vai perceber como é talentoso e encontrar funções que correspondem ao conjunto de habilidades que você já possui e que chamarão a atenção dos recrutadores.

3. Continue aprendendo

Mesmo quando se está no auge como CEO ou gerente sênior, nunca se deve parar de aprender. Isso é ainda mais importante quando você está tentando fazer uma mudança de carreira.

Experimentar coisas novas é importante para encontrar oportunidades de aprender e receber novos treinamentos. Isso pode ser feito por meio de cursos online, orientação ou treinamento no local de trabalho – qualquer coisa que o ajude a aumentar seu conhecimento, aprender novas habilidades e se sentir mais confiante em relação ao futuro.

4. Rede estratégica

Você passou toda a sua carreira construindo sua rede profissional, uma rede que pode utilizar para aconselhamento, orientação, coleta de informações, oportunidades de emprego e muito mais.

nunca se deve parar de aprender. Isso é ainda mais importante quando você está tentando fazer uma mudança de carreira.

Mas o que acontece com essa rede quando você muda de carreira? Ela evapora? De repente, todo o seu esforço foi por água abaixo e você vai ter que começar tudo de novo, construindo uma nova rede?

A sorte é que todo esse trabalho não precisa ser desperdiçado. Se você tiver estratégia, pode continuar expandindo sua rede existente, moldando-a para refletir sua nova carreira.

Comece falando com membros confiáveis de sua rede atual, informando-os sobre seus planos de mudar de carreira. Eles podem ser capazes de conectá-lo com outras pessoas que já estão na sua área de interesse.

Também é preciso participar de eventos profissionais, conversar com o máximo de pessoas possível para divulgar seu nome e explicar sua carreira de maneira positiva. O LinkedIn é uma maneira fácil de alcançar mais pessoas do seu setor, conectar-se com novos colegas e desenvolver sua rede de contatos.

5. Estabeleça novas metas para si mesmo

Por fim, conforme você avança na nova carreira, é preciso definir novas metas para si mesmo.  Isso vai te manter focado, motivado e responsável.

Por exemplo, você pode estabelecer a meta de obter uma certificação ou promoção em uma data definida. Pode se comprometer a adicionar um certo número de novas pessoas à sua rede. Ou pode definir para si mesmo a tarefa de dominar uma nova plataforma ou tecnologia.

Reserve algum tempo para pensar sobre seus objetivos e certifique-se de que sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e oportunos.

Se você já começou a trabalhar em uma nova função ou está pensando em dar esse salto, lembre-se desses cinco passos essenciais para abraçar a mudança e se reinventar, tanto profissional quanto pessoalmente.


SOBRE O AUTOR

Andrew Fennell é fundador e diretor da StandOut CV, consultoria britânica especializada e ajudar pessoas a montar seus currículos prof... saiba mais