5 profissões que terão grande demanda, mas que ainda nem existem
Até 2030, 85 milhões de postos poderão ficar vagos devido à falta de candidatos com as habilidades necessárias para trabalhar nos empregos do futuro
Conforme as ondas de demissões continuam a se propagar, os trabalhadores ficam cada vez mais apreensivos com a possibilidade de serem substituídos pela inteligência artificial. E com razão.
Em 2023, o Fórum Econômico Mundial estimou que 75% das empresas estão buscando adotar tecnologias como big data, computação em nuvem e IA. E essa automação resultará na extinção de 26 milhões de empregos até 2027.
Os líderes que fazem grandes investimentos em IA recorrem a um argumento comum para tentar acalmar essas inquietações em relação à tecnologia: embora a IA possa substituir determinadas profissões, ela também criará novas.
Não surpreende que Victor Reinoso, diretor global de filantropia educacional da Amazon, reproduza essa visão. "Quando a Amazon foi concebida como uma empresa, as carreiras que existem hoje ainda não eram conhecidas", ele lembra.
O trabalho de Reinoso envolve supervisionar as iniciativas da Amazon da infância à vida profissional, que têm como objetivo "aumentar o acesso à educação em ciência da computação para crianças e jovens adultos de comunidades carentes e sub-representadas".
Em novembro de 2023, a Amazon anunciou uma nova iniciativa chamada "AI Ready", que promete fornecer educação e treinamento gratuito em IA para dois milhões de pessoas até 2025.
Mais recentemente, a equipe de Reinoso anunciou um novo estudo, que constatou que mais de 60% dos professores acreditam que ter habilidades em IA será necessário para que seus alunos tenham carreiras com altos salários no futuro.
Além disso, um relatório de 2023 da PwC e do Fórum Econômico Mundial observa que, até 2030, aproximadamente 85 milhões de vagas podem não ser preenchidos devido à falta de candidatos com as habilidades necessárias para trabalhar nos empregos do futuro.
Se esses números estiverem corretos, faz sentido que empresas como a Amazon estejam investindo recursos na capacitação de futuros trabalhadores para ocupar esses cargos.
No início deste mês, a Amazon produziu um relatório com a futurista Tracey Follows para prever (e promover) carreiras relacionadas à IA que podem estar no horizonte próximo. Veja a seguir as cinco profissões baseadas em IA que a Amazon prevê que existirão no futuro.
ANALISTA DE AGRICULTURA DE PRECISÃO
A agricultura se tornou uma ciência cada vez mais técnica. Analistas treinados em IA devem revolucionar ainda mais o setor agrícola, pois podem maximizar os rendimentos e, ao mesmo tempo, ser o mais eficiente possível com os recursos necessários para a produção de alimentos.
Os modelos de IA ajudarão os analistas a prever e atenuar o impacto das mudanças climáticas, pois eles auxiliam na seleção de culturas e na alocação de recursos, como água e fertilizantes. A IA também vai se integrar a robôs capazes de plantar e colher, além de monitorar as plantações em tempo real.
AGENTE DE TURISMO VIRTUAL
Imagine poder planejar férias com uma visualização de
realidade virtual. Os agentes de turismo virtual criarão experiências imersivas de RV usando inteligência artificial para mostrar destinos e atividades.
Eles farão a curadoria e atualizarão o conteúdo de RV para destacar as últimas novidades e desenvolvimentos culturais em diferentes regiões, ao mesmo tempo em que farão parcerias com conselhos de turismo para vender experiências de viagem.
ESPECIALISTA EM RESTAURAÇÃO ARTESANAL
Os artesãos da área de restauração vão aproveitar os sistemas avançados de IA para consertar e restaurar artigos de luxo, desde moda de alta costura até móveis antigos. A tecnologia será usada para identificar e obter materiais originais e para avaliar as técnicas mais eficazes para cada restauração, a fim de manter a estética, o significado histórico e o valor originais do item.
ENGENHEIRO DE REALIDADE CÓSMICA
Esses especialistas no campo de estudos interestelares vão aproveitar a imaginação humana e as habilidades avançadas de IA para visualizar as partes distantes, e às vezes invisíveis, do cosmos – de estrelas e planetas a galáxias inteiras.
Com um profundo conhecimento de astrofísica, cosmologia e astronomia, esses engenheiros serão capazes de contextualizar os dados gerados pela IA e traduzir o abstrato em simulações visualmente impressionantes, que educam outras pessoas sobre o espaço.
ENFERMEIRA DE IA
A inteligência artificial vai desempenhar um papel importante ao ajudar os profissionais da área médica a diagnosticar doenças, monitorar sinais vitais e rastrear medicamentos e planos de bem-estar para os pacientes.
A enfermagem sempre exigiu habilidades interpessoais excepcionais e conhecimentos médicos sólidos. Mas os enfermeiros do futuro também saberão usar ferramentas de IA e análise de dados para interpretar as informações e traduzir análises complexas sobre diagnósticos e planos de tratamento em uma linguagem que os pacientes consigam entender.
Uma lição que pode ser aprendida com essas "novas" funções é que elas se baseiam em trabalhos menos técnicos que já existem, mas que estão sendo reimaginados para usar a IA com o objetivo de melhorar a eficiência, obter conteúdo e materiais e analisar dados.
Uma das previsões mais comuns entre os especialistas é que a revolução da IA fará com que uma ampla gama de trabalhadores use ferramentas automatizadas. Como diz um relatório recente da McKinsey, "a IA generativa está acelerando a automação e estendendo-a a um conjunto totalmente novo de profissões".