5 sinais de que você, definitivamente, deveria procurar outro emprego

Às vezes, é possível mudar sua rotina atual para encontrar mais satisfação. Mas alguns sinais indicam que é hora de mudar de emprego

Créditos: francescoch/ iStock/ Patrick Tomasso/ Unsplash

Judith Humphrey 4 minutos de leitura

Todo mundo enfrenta desafios no trabalho. Alguns deles são só obstáculos que precisam ser superados. Se isso for resolvido, sua satisfação no trabalho provavelmente vai aumentar.

Mas outras dificuldades são sinais de que você deve atualizar seu currículo e procurar um novo emprego. É muito importante saber a diferença.

Aqui estão cinco situações que indicam que é hora de seguir em frente.

1. Você tem um chefe ruim

Cinquenta por cento das pessoas dizem que deixaram um emprego por causa de um chefe ruim. Mas há diversas maneiras de um chefe ser "ruim". No início da minha carreira, eu me reportava a um executivo que me prejudicava de todas as formas possíveis.

Nada do que eu fazia obtinha a aprovação dele. Ninguém se manifestava nas reuniões porque ele rejeitava outras opiniões. Eu me perguntava: "é para essa pessoa que quero trabalhar?"

A resposta era não, mas tinha um porém: ele foi um grande mentor, que me ensinou muito sobre a elaboração de discursos. Eu precisava equilibrar o lado bom e o ruim. Assim, fiquei na empresa por dois anos, até aprender tudo o que queria com ele. Avalie seu chefe problemático e siga em frente quando isso for conveniente para seus objetivos.

2. Seu chefe é carente

Essa situação geralmente é difícil de lidar. Um chefe carente pode fazer com que você se sinta valorizado, porque é provável que ele diga: "preciso de você aqui" ou "obrigado por fazer aquele trabalho extra no fim de semana". Esses chefes, embora sejam gratos, podem ser prejudiciais à sua carreira porque o incentivam a ficar no mesmo lugar e nunca seguir em frente.

Crédito: SvetaZi/ GettyImages

Chefes carentes podem fazer você se sentir importante, e eles acreditam em você de verdade. Mas tenha cuidado: eles tendem a preferir que você permaneça no mesmo cargo e não avance no setor dele ou em qualquer outro. Esse tipo de chefe é um verdadeiro triturador de carreiras. Não deixe que ele atrapalhe seu futuro profissional.

3. Seu trabalho é entediante

Dedique algum tempo para identificar o que torna seu trabalho entediante. Talvez seja porque é repetitivo; você já o domina e não se empolga com ele. Ou talvez você ache as pessoas do seu departamento chatas e não sente prazer em estar com elas.

Se você sente tédio em sua função atual e não há espaço para tornar seu trabalho mais interessante, é hora de seguir em frente. Você vai mofar se ficar, e quanto mais demorar, mais difícil vai ser se "vender" para o próximo empregador. 

É preciso chegar às entrevistas de emprego contando uma história interessante sobre si mesmo. Ficar entediado acabará com suas chances de fazer isso e ser contratado.

4. Você se sente invisível

A quarta situação de emprego da qual você deve sair é a invisibilidade. Para ser promovido, é preciso que as pessoas enxerguem suas realizações. Para ser visto, você precisa tomar novas iniciativas e liderar projetos com sucesso, independentemente do seu nível. 

Crédito: Tanya St, Cristalov/ iStock

Indra Nooyi, ex-CEO da Pepsi Company, diz às pessoas em sua autobiografia, "My Life in Full" (Minha vida por inteiro, em tradução livre), para "se tornarem visíveis para as pessoas fora de seu grupo de trabalho. As pessoas têm que dizer: 'sabe, ela realmente fez um trabalho incrível'".

Pergunte a si mesmo se o trabalho que você está fazendo é reconhecido como importante e valioso. Seu chefe te elogia na frente dos outros quando você faz algo que faz a diferença? Você consegue se reunir com o executivo para o qual preparou um relatório? 

Outros líderes ou chefes de departamento sabem do impacto de seu trabalho? Em resumo, sua contribuição é reconhecida pelos outros? Se não for, é hora de seguir em frente.

5. O cargo não é adequado

Se o seu trabalho atual não se adequa aos seus interesses e aspirações, você deve começar a procurar algo diferente. Talvez você seja um especialista que tenha sido promovido à gerência, mas no fundo deseja ser um especialista. Ou talvez deseje liderar uma equipe, mas não teve essa oportunidade. 

Se o seu cargo atual não for o ideal, você provavelmente não fará o seu melhor trabalho nem receberá recomendações favoráveis do seu chefe e de outras pessoas. E permanecer nesse cargo provavelmente prejudicará sua carreira. 

Talvez pareça mais fácil "se acomodar" e viver com um cargo inadequado. Mas, a longo prazo, você não vai atingir o auge da carreira se ficar parado. Faça a autoanálise que levará a uma mudança positiva e tenha a coragem de procurar vagas onde você possa prosperar.


SOBRE A AUTORA

Judith Humphrey é fundadora do The Humphrey Group, empresa de comunicações de liderança com sede em Toronto. saiba mais