5 dicas poderosas para quem pensa demais e quer ter paz mental

Aprender estratégias simples e eficazes pode ajudar a silenciar a mente e tomar decisões com mais confiança

pensar demais é bem comum
Quando a cabeça não para, é hora de mudar a abordagem. Foto: Freepik

Vitória Tedeschi 1 minutos de leitura

Pensar demais é mais comum do que parece. Segundo Amy Morin, psicoterapeuta e autora do livro The Mentally Strong Leader, o excesso de pensamentos pode impedir a ação, gerar ansiedade e até afetar a saúde física e mental.

Morin estuda a força mental há mais de 30 anos e ensina estratégias práticas para vencer esse padrão mental. A seguir, confira seis dicas que a especialista deu em um artigo publicado pelo CNBC Make It, para quem quer parar de pensar demais e conquistar mais tranquilidade:

1. Reabra decisões apenas com novas informações

Ficar voltando em decisões já tomadas só aumenta a dúvida e a insegurança. Faça sua escolha com base nas informações disponíveis e só volte atrás se algo novo realmente mudar o cenário.

2. Diferencie pensamento de resolução

Ruminando você não resolve, apenas gira em círculos. Pergunte-se: “Estou resolvendo o problema ou apenas rodeando ele?”

3. Presuma boa intenção

Grande parte do overthinking vem de interpretar demais o comportamento dos outros. Em vez de presumir o pior, lembre-se: "A intenção deles não está distorcendo o conteúdo".

Esse vídeo pode te interessar:

4. Evite catastrofizar

Não transforme pequenos problemas em grandes desastres. Pergunte-se: “Que evidência concreta eu tenho de que esse cenário ruim vai acontecer?”

5. Reavalie o peso de estar errado

Nem toda decisão é uma questão de vida ou morte. Questione-se: “Qual é o real impacto de errar aqui?” Reduzir os riscos percebidos ajuda a liberar sua mente e não pensar demais.


SOBRE A AUTORA

Jornalista pós-graduada em Jornalismo Digital com experiência em produção e revisão de conteúdos estratégicos para plataformas online.... saiba mais