6 em cada 10 estudantes dizem que este é o caminho para encontrar um emprego melhor
O resultado é de uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

A busca por melhores oportunidades de emprego mercado de trabalho continua sendo o principal motivo que leva milhões de brasileiros a ingressarem no ensino superior.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), 6 em cada 10 estudantes, o equivalente a 59% dos entrevistados, afirmam que a expectativa de conseguir um emprego melhor foi determinante na escolha pela graduação.
O levantamento mostra ainda que, além da preocupação com a empregabilidade, 98% dos entrevistados acreditam que obter um diploma de ensino superior trará benefícios significativos para suas vidas, tanto no aspecto profissional quanto pessoal, o que representa cerca de 8,7 milhões de pessoas, segundo estimativas baseadas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além da expectativa de entrar no mercado de trabalho, outros fatores foram citados pelos entrevistados, como o desejo de adquirir mais conhecimento e desenvolvimento pessoal (48%), melhorar a situação financeira (38%) e atender às exigências da profissão desejada (35%).
O estudo também evidencia a importância do estágio para a trajetória profissional, 71% dos participantes acreditam que realizar estágio durante a graduação amplia as chances de conquistar melhores vagas no mercado de trabalho.
O levantamento mostra ainda que 32% consideram a possibilidade de estagiar ou obter a primeira experiência de emprego na área como um diferencial relevante dos cursos de graduação, principalmente quando comparados às formações de curta duração. Além disso, aproximadamente 75% dos estudantes afirmaram que o apoio da instituição de ensino aos programas de estágio foi um fator decisivo na escolha do curso, o que representa cerca de 6,7 milhões de universitários no país.