6 habilidades que você precisa dominar na era da inteligência artificial

Aqueles que se esforçarem para desenvolver essas habilidades estarão prontos para aproveitar as oportunidades do mundo digital do trabalho

Créditos: cottonbro studio/ Pexels

Bernard Marr 5 minutos de leitura

A inteligência artificial já está totalmente inserida no mundo de hoje. É ela que alimenta, em silêncio, diversas ferramentas e serviços dos quais dependemos diariamente. Nos beneficiamos da IA quando pesquisamos informações no Google, assistimos a filmes na Netflix, fazemos compras na Amazon ou chamamos um Uber, por exemplo.

Às vezes, porém, a participação da IA se dá de forma um pouco mais direta. Foi o que aconteceu recentemente, quando aplicativos como ChatGPT e Dall-E entraram em cena.

Esses aplicativos de IA generativa possibilitaram que qualquer um colocasse uma inteligência artificial para funcionar. Embora as respostas dos robôs às nossas perguntas tenham limitações, elas já são interessantes o suficiente para que alguns setores comecem a ficar de antena ligada no que está por vir. 

que quem souber aproveitar o poder da IA estará em vantagem para prosperar durante a onda de disrupção digital que se aproxima.

Ainda não se sabe exatamente como essas maravilhas tecnológicas afetarão nossos empregos, negócios e vidas profissionais. Mas, se há algum consenso, é que quem souber aproveitar o poder da IA para ajudar nas tarefas e responsabilidades estará em vantagem para prosperar durante a onda de disrupção digital que se aproxima.

Aproveitar a tecnologia é algo que requer uma compreensão do seu potencial e de como ela se relaciona com sua profissão ou setor, além de um esforço para desenvolver as habilidades necessárias para aproveitar as oportunidades encontradas no mundo digital do trabalho.

Para começar, seis habilidades são as mais importantes: 

LETRAMENTO DIGITAL

O letramento digital começa com a compreensão do básico necessário para poder trabalhar com tecnologia com confiança. Também passa por entender o mundo dinâmico da tecnologia e acompanhar suas últimas tendências, incluindo como a IA está sendo implementada em seu próprio setor e como seus colegas de trabalho ou concorrentes a estão utilizando para gerar valor.

O letramento digital básico é necessário para permitir que você selecione as ferramentas certas para resolver um desafio, para enfrentar quaisquer problemas que possam surgir e para entender os resultados que conseguiu alcançar.

LETRAMENTO DE DADOS 

Os dados são o combustível que impulsiona a IA. Na era da IA, as pessoas com habilidades para lidar com dados desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de uma compreensão de quais informações as máquinas alimentadas por inteligência artificial precisam, de onde encontrá-las e de como elas poderão ser usadas.

Ter pensamento crítico significa questionar, identificar lacunas nas informações e formar as próprias opiniões.

Procure aproveitar a grande disponibilidade de cursos online gratuitos sobre análise estatística, visualização ou interpretação de dados. Ao combinar esses cursos com a experiência prática na análise de dados do mundo real, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades e os conhecimentos necessários para trabalhar efetivamente com dados.

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AMEAÇAS DIGITAIS

Conforme a tecnologia avança, inevitavelmente surgem novas vulnerabilidades e nós ficamos mais expostos a perigos. No início da era da IA não vai ser diferente. Já vimos como os vídeos deepfake podem convencer as pessoas de que estão assistindo a imagens reais de Tom Cruise ou Barack Obama. Sem falar nas vozes sintetizadas com auxílio de IA para realizar fraudes e ataques de phishing.

As indústrias estão enfrentando um déficit enorme de profissionais de segurança cibernética para combater as ameaças existentes, sem falar nas emergentes. Desenvolver habilidades no campo de detecção e evasão de ameaças relacionadas à IA, bem como aprimorar a consciência básica sobre segurança cibernética são ótimas formas de garantir que você tenha habilidades à prova de futuro.

PENSAMENTO CRÍTICO

Algo surpreendente se tornou mais perceptível com essa nova onda de ferramentas de IA: elas são inesperadamente fáceis de enganar. Isso geralmente ocorre porque a inteligência artificial, até o momento, carece de verdadeiras habilidades de pensamento crítico. Ela tende a simplesmente seguir ordens e regurgitar as informações com as quais foi alimentada.

Na era da IA, as pessoas com habilidades para lidar com dados desempenham um papel fundamental.

O pensamento crítico é uma das habilidades humanas que nos permite combater as muitas distorções e informações tendenciosas exibidas pela inteligência artificial. Ele nos permite direcionar a máquina e seus resultados para uma melhor tomada de decisão.

Ter pensamento crítico significa questionar, identificar lacunas nas informações e formar as próprias opiniões — capacidades essenciais para muitos empregos e características altamente desejáveis para futuros líderes.

CRIATIVIDADE

Estamos chamando a nova geração de ferramentas de inteligência artificial de IA “generativa” porque ela é capaz de criar coisas novas. Mas o mais correto seria dizer que ferramentas como ChatGPT e Dall-E são capazes de unir elementos de coisas que já existem para criar algo que pareça novo.

A verdadeira criatividade ainda é uma habilidade exclusivamente humana. Ser criativo é dar vida às ideias que nos levam a considerar possibilidades de um mundo melhor e diferente. Aqueles capazes de usar a criatividade a seu favor continuarão sendo valorizados por muito tempo.

APRENDIZADO CONTÍNUO

As máquinas não têm sede de saber. Elas só aprendem porque nós mandamos. Se há uma habilidade que eu encorajaria todo mundo a desenvolver é a de questionar continuamente o mundo ao nosso redor e desenvolver um apetite feroz por novas informações.

Trazer motivação, paixão e apetite humanos para o trabalho é uma maneira de não sermos deixados para trás por causa de máquinas inteligentes.

É uma forma, também, de combinarmos o melhor do que é ser humano com a velocidade e o poder de uma nova geração de máquinas inteligentes para, com essa combinação, nos mantermos motivados, úteis e eficientes.


SOBRE O AUTOR

Bernard Marr é futurista, consultor estratégico e autor de "Future Skills: The 20 Skills and Competencies Everyone Needs to Succeed i... saiba mais