6 livros que podem turbinar sua inteligência emocional
Esses títulos vão te ajudar a entender, praticar e fortalecer a inteligência emocional em diferentes áreas da vida

A inteligência emocional tem se tornado uma das competências mais valorizadas no ambiente de trabalho e na vida pessoal. Dominar essa habilidade permite compreender e controlar as emoções, fortalecer relações e aprimorar o autoconhecimento.
Alguns títulos disponíveis no mercado podem ajudar nessa jornada de autodesenvolvimento. No artigo da IBND - Instituto Brasileiro De Neurodesenvolvimento, o pedagogo, Rodrigo Huback, separou seis livros que se destacam pelo impacto e contribuição prática para quem deseja aprimorar a inteligência emocional.
Leia também: 5 verdades difíceis que pessoas com alta inteligência emocional aprendem cedo
1. Inteligência Emocional, de Daniel Goleman
A obra mostra como a inteligência emocional influencia a motivação, a empatia e outras competências essenciais para a vida pessoal e profissional.
Considerado o maior best-seller sobre o tema, o livro do jornalista americano Daniel Goleman já vendeu mais de 5 milhões de exemplares no mundo.
2. Gestão da Emoção, de Augusto Cury
O psiquiatra e escritor brasileiro Augusto Cury apresenta técnicas para compreender e administrar emoções. A obra aborda como o cérebro pode ser programado para reduzir ciclos de sofrimento ligados à ansiedade e à depressão, favorecendo maior equilíbrio emocional.
Leia também: 5 dicas para desenvolver inteligência emocional e melhorar sua vida
3. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg
O jornalista Charles Duhigg investiga como os hábitos moldam a vida cotidiana e influenciam diretamente as emoções. Com exemplos reais, o autor explica como transformá-los e utilizá-los como ferramenta para alcançar objetivos. A obra destaca a relação entre hábitos, autoconhecimento e autoconfiança.
Assista também:
4. Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso, de Carol Dweck
A psicóloga Carol Dweck diferencia o mindset fixo, que limita aprendizados, do mindset de crescimento, que valoriza o esforço e os desafios. A obra mostra como controlar emoções e adotar uma mentalidade de evolução contínua pode determinar o sucesso ou o fracasso.
Leia também: IA tem mais inteligência emocional que muita gente. Veja como usá-la a seu favor
5. Inteligência Emocional 2.0, de Travis Bradberry e Jean Greaves
Os fundadores da TalentSmart, empresa especializada em testes de inteligência emocional, apresentam um guia atualizado para aplicar a competência no ambiente corporativo.
O livro reúne tarefas práticas que ajudam a desenvolver resiliência e enfrentar desafios no dia a dia profissional.
6. Descubra Seus Pontos Fortes 2.0, de Marcus Buckingham e Donald Clifton
Marcus Buckingham e Donald Clifton exploram a importância do autoconhecimento para identificar e potencializar pontos fortes. A obra propõe uma autoavaliação profunda para compreender tanto as capacidades quanto os aspectos que precisam ser aprimorados.
Leia também: 7 hábitos que pessoas com inteligência emocional evitam