6 qualidades que vão garantir seu emprego, seja ele qual for

Não importa que tipo de emprego você está procurando. Os candidatos bem-sucedidos geralmente têm esses traços de personalidade

Crédito: rawpixel.com

Judith Humphrey 3 minutos de leitura

Se você deseja conseguir uma vaga, independentemente do seu setor ou estágio de carreira, precisará transmitir certas qualidades.

“Se você observar os anúncios de emprego, pode achar que as empresas estão procurando apenas pessoas com qualificações muito específicas”, diz a colunista Liz Ryan. Mas, “uma vez que você consegue uma entrevista de emprego, a coisa muda de figura. \no fim, os empregadores buscam qualidades que nem estavam listadas entre os requisitos para aquele cargo.”

Quais são essas qualidades excepcionais? Como expressá-las em seu discurso e na sua narrativa? Aqui estão os pontos que você deve levar em conta.

1. AUTENTICIDADE

A primeira e mais importante qualidade para um candidato a emprego. Nenhuma outra qualidade importa se você não soar verdadeiro. E isso significa acreditar em si mesmo e mostrar suas qualidades genuínas, que lhe servirão bem naquela posição desejada.

2. POSITIVIDADE

Se usar palavras como “com certeza”, “maravilhoso” e “adoro”, obterá notas altas na escala de positividade. Já palavras como “ruim” podem passar uma impressão de que você não está muito animado. 

Portanto, faça sua pesquisa e comunique ao entrevistador o que você admira na empresa para a qual está se candidatando, o que o inspira na cultura dessa empresa e o que você considera mais empolgante no trabalho para o qual está se candidatando.

Até mesmo perguntar ao recrutador ou gerente de contratação o que ele gosta na empresa já irá desencadear vibrações mais positivas. E certifique-se de pintar um quadro positivo da sua empresa e do seu trabalho atual. Ninguém quer contratar alguém que fala mal e reclama do emprego.

3. CONFIANÇA

Para um candidato a emprego, a confiança vem do foco e da preparação. Se você focar sua busca, projetará confiança, sabendo que há um bom ajuste entre esse papel e a sua bagagem. Portanto, se candidate apenas para as vagas para as quais você vê um bom ajuste.

A confiança também vem de uma preparação profunda antes das entrevistas. Pesquise o trabalho e a empresa. Elabore por que você é um candidato de destaque para esse trabalho. Em seguida, anote seus pontos de discussão e internalize-os. Dessa forma, você saberá exatamente qual narrativa deseja passar.

4. PAIXÃO

Os candidatos a emprego bem-sucedidos normalmente transmitem paixão. Somos atraídos por pessoas que nos dão energia, que são otimistas e entusiasmadas. Para mostrar seu entusiasmo, fale sobre sua paixão por construir a carreira, contribuir para o mundo, se destacar no trabalho para o qual está se candidatando e a oportunidade que ele oferece. Mostre seu entusiasmo pela empresa que está entrevistando você.

A linguagem corporal também é importante para demonstrar paixão. Tenha uma expressão calorosa no rosto, um sorriso interior, contato visual forte e gestos abertos e animados. Alinhe seu corpo com o do entrevistador. Não se afaste ou se afunde na cadeira. Mantenha a postura ereta e a cabeça erguida.

5. IMPACTO

É importante divulgar seus sucessos se você quiser impressionar um possível empregador. Não fale apenas sobre os cargos que ocupou, mas explique o impacto que causou. Conte como você transformou uma situação desafiadora em uma grande vitória ou como liderou uma equipe para alcançar um objetivo.

Ao se preparar para entrevistas, pense em duas ou três histórias que exemplifiquem seu impacto. Pratique-as para que sejam suaves e atraentes. E certifique-se de amarrar sua história com alguns bons dados, incluindo números de vendas, tamanho da equipe e resultados financeiros.

6. GRATIDÃO

A qualidade final, que é uma obrigação para quem procura emprego, é a gratidão. Já ajudei muitos candidatos a conseguir as cobiçadas vagas e faria de tudo para ajudar alguém que já me ajudou. Mas nem todo mundo é assim. Portanto, se alguém o ajudar em sua busca por emprego, escreva agradecendo. Uma nota manuscrita é melhor, mas um e-mail caloroso e agradecido também é aceitável.

Escreva para aqueles com quem você se relaciona, para quem entrevista, para qualquer pessoa que tenha fornecido orientação. Mesmo as empresas que disseram “não” merecem uma resposta. Quem sabe? Eles podem repensar sua decisão ou até procurá-lo quando surgir outra vaga.


SOBRE A AUTORA

Judith Humphrey é fundadora do The Humphrey Group, empresa de comunicações de liderança com sede em Toronto. saiba mais