7 palavras nos seus anúncios de emprego que podem atrair narcisistas

Alguns termos comuns em vagas podem estar chamando mais gente vaidosa do que competente. Veja o que evitar

Palavras exageradas são uns dos erros
Sem querer, sua vaga pode estar chamando mais vaidade do que talento. Certas palavras atraem mais narcisistas do que profissionais de verdade. Foto: Freepik

Redação Fast Company 1 minutos de leitura

Certas palavras e expressões presentes em anúncios de emprego estão atraindo, sem querer, candidatos com traços narcisistas, segundo um artigo da colunista Jessica Stillman.

Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, e publicado pelo site americano Inc Magazine analisou milhares de descrições de vagas e identificou um padrão: quanto mais o texto da vaga usava termos exageradamente grandes ou individualistas, maior era a chance de atrair perfis com tendências narcisistas.

Confira abaixo as sete palavras e expressões que merecem atenção e talvez uma revisão para evitar atrair profissionais narcisistas:

1. “Líder nato”

Parece elogio, mas esse termo atrai pessoas que se veem como superiores aos outros e não necessariamente como bons colaboradores. Narcisistas costumam se descrever assim, mesmo quando não têm histórico de liderança de verdade.

2. “Extraordinário”

Todo mundo quer alguém fora da curva, mas quando você exagera na pompa, atrai quem acredita ser uma estrela por natureza. Pessoas narcisistas se sentem atraídas por vagas que reforçam sua autoestima inflada.

3. “Ambicioso”

Ambição não é um problema. Mas essa palavra, sozinha, sem contexto, tende a atrair quem está mais interessado em status do que em trabalho em equipe. Narcisistas geralmente se enxergam como destinados ao topo a qualquer custo.

4. “Capacidade de se destacar”

Esse tipo de chamada pode afastar pessoas mais colaborativas e trazer candidatos obcecados por brilhar sozinhos. Narcisistas preferem ambientes onde possam aparecer e não necessariamente contribuir de forma coletiva.

5. “Alta performance”

Em excesso, esse termo reforça a ideia de que apenas os “melhores dos melhores” serão aceitos, o que atrai perfis que se acham superiores e desprezam o trabalho em equipe ou o processo de aprendizado.

6. “Especialista reconhecido”

Palavras como essa podem atrair pessoas que buscam reforçar sua imagem pública, mesmo sem resultados consistentes. Narcisistas gostam de títulos e de prestígio, mais do que de entrega e consistência.

7. “Resiliência excepcional”

Embora pareça uma virtude desejável, esse termo pode dar a entender que a empresa espera que o funcionário suporte qualquer tipo de pressão. Narcisistas tendem a se ver como heróis que aguentam tudo, mesmo quando isso é mais pose do que realidade.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais