7 truques de medalhistas olímpicos que podem tornar você mais criativo

Foco, flexibilidade e saber quando pausar são fatores que podem fazer com que os obstáculos criativos pareçam um simples jogo de amarelinha

Créditos: pixdeluxe / iStock, Ferdinand Stöhr / Unsplash

Mike Schnaidt 9 minutos de leitura

Os Jogos Olímpicos de 2024 são o assunto do momento. A nadadora Ana Marcela Cunha está às margens do Rio Sena, pronta para mergulhar. O ciclista Tadej Pogačar está com os pés encaixados nos pedais de sua bicicleta, pronto para pedalar. E o corredor Eliud Kipchoge está de pé, com a Torre Eiffel à frente, pronto para largar. Momentos antes do disparo do tiro de largada, a mente dos atletas fica em estado de alerta. Os competidores que os cercam se fundem em uma massa de camisetas, de cores vivas que funcionam como combustível para a mente do campeão.

Como corredor de maratona e diretor de criação da Fast Company, sou obcecado pelos atributos mentais partilhados por atletas e artistas que ganham medalhas de ouro. É claro que esses campeões podem ter sido sorteados na loteria genética com um físico perfeito para sua modalidade. Mas qual é o truque mental deles para aguentar horas correndo ou pincelando? Minha curiosidade me levou a escrever Creative Endurance (Resistência Criativa), um livro em que entrevisto 39 dos principais artistas e atletas, apresentando um resumo de suas estratégias psicológicas para o sucesso.

Um dos atletas que entrevistei é Billy Demong, que conquistou o ouro olímpico para os EUA no esqui combinado nórdico em 2010. Demong venceu no evento Large Hill, em que o competidor começa com um salto de esqui, subindo até 125 metros no ar e, em seguida, impulsiona-se para uma corrida de esqui de 10 quilômetros. Embora eu não saiba esquiar - não conseguiria nem se minha dependesse disso -, ao conversar com Demong, aprendi sobre exercícios mentais divertidos que podem ser aplicados a tarefas criativas. 

Veja a seguir como fazer com que o treinamento dele funcione para você.

1. Fortaleça seu foco

Quando Demong conquistou o ouro olímpico, ele estava preparado para 25 minutos e 32,9 segundos de esqui intenso. Para aumentar sua concentração, ele passava mais de duas horas correndo em uma esteira. "Treinei por mais tempo e com mais intensidade do que nas próprias competições", diz ele. A estratégia de Demong para fortalecer suas habilidades mentais? Ele desenhava um ponto em um post-it e prendia o papel na parede, em frente à esteira. "Eu ficava olhando para ele e via por quanto tempo conseguia manter a concentração", diz ele. 

Aplicação na vida criativa: concentre-se em uma parte específica de um projeto. Yuko Shimizu, ilustradora que recentemente criou a arte para a trilha sonora de Shogun, concentra-se em um aspecto de uma ilustração - como desenhar folhas em uma árvore - e ignora todo o resto da lista de tarefas do dia. "Isso me mantém calma", diz Shimizu. Isso também a impede de se preocupar com o que não está fazendo.

Passo a passo: pense em como você pode dividir um projeto em tarefas menores, que possam ser executadas em um dia.

[Photo: Radim Malinic]

2. Use o treinamento cruzado

O esqui combinado nórdico exige potência bruta para o salto de esqui e velocidade rasante para a corrida de cross-country. Para melhorar o desempenho de Demong em ambas as categorias, ele acrescentou o ciclismo ao seu programa de treinamento de esqui. No entanto, o tempo gasto com a bicicleta não compensou de imediato. "No curto prazo, o ciclismo me deixou menos flexível", diz ele. Com o passar do tempo, as horas de ciclismo de baixo impacto foram um ganho para a força do quadríceps - sem o estresse nas articulações. Demong acrescenta: "Acabei me tornando um esquiador melhor por causa do [ciclismo]".

Melhoria da resistência: aprimore seu trabalho diário com atividades complementares. Um exemplo é Peter Yang, fotógrafo de estilo de vida responsável por fotos de pessoas como o presidente Barack Obama e o grupo BTS, que faz aulas de dança Gaga. Sem qualquer relação com Lady Gaga, esse estilo de dança israelense enfatiza as sensações internas, o que ajuda os artistas a se sintonizarem com seus corpos. Yang aplica essas percepções no set, pois orienta seus entrevistados a encontrarem o melhor de si na câmera. 

Passo a passo: verifique o orçamento para cursos em seu local de trabalho - talvez você possa conseguir dinheiro para uma aula que aumente sua criatividade diária.

3. Avalie seus limites

Para manter seu desempenho físico em alta durante todo o ano, Demong aderiu a um plano de treinamento sustentável. Seu famoso treino de ciclismo: 12 repetições de sprints de quatro minutos no auge de sua capacidade aeróbica. "Era uma droga", diz ele. "Mas se eu conseguisse manter esse ritmo e não fosse mais lento nem mais rápido, eu sabia que me sairia bem nas Olimpíadas." No dia da corrida, Demong conseguiu modular sua velocidade de esqui como o pedal do acelerador de um carro, pisando fundo nos últimos minutos vitoriosos.

Aplicação na vida criativa: apliquemos essa ideia de autoconsciência à escrita. No passado, desenvolvi minha paciência para escrever por meio de aulas, em que as tarefas eram de 500 palavras cada. Quando preciso acelerar, sou capaz de escrever 2.000 palavras por dia. Mas se tento ir além disso, minhas frases ficam tão consistentes quanto neve derretida em um dia quente. Ao medir meus limites, consigo desenvolver um plano para escrever o primeiro rascunho de um livro. Pego a contagem final de palavras e a divido por 2.000 - esse é o número de dias úteis que levarei para atingir minha meta.

Passo a passo: como você pode medir sua produção criativa diária? Se você for um designer, pode ser a quantidade de ícones. Para um animador, pode ser o número de storyboards.

4. Aprenda a lidar com o feedback negativo

Embora o treinamento cruzado fosse um ingrediente necessário para a receita de sucesso de Demong, ele tinha um treinador que não aprovava sua prática de ciclismo. O treinador de Demong dizia: "Você vai se dar mal", preocupado com o fato de que o ciclismo o deixava muito pesado para os saltos de esqui. Em Creative Endurance, perguntei a Demong como esse feedback foi recebido. "Gosto de provar que as pessoas estão erradas", diz ele. "Gosto de ser o azarão." Depois de três tentativas olímpicas malsucedidas em Nagano, Salt Lake City e Turim, Demong ganhou o ouro em sua quarta tentativa em Vancouver, em 2010.

Melhoria da resistência: seja nas Olimpíadas ou no escritório, manter o otimismo contribui para o sucesso a longo prazo. Zakiya Pope, designer comportamental principal da TIAA, apresenta grandes projetos que nem sempre dão certo. Quando estava no Chase Bank, ela trabalhou no protótipo de um aplicativo de poupança chamado Finn. Inicialmente, a diretoria rejeitou a proposta de sua equipe. Mas, olhando para trás, ela diz: "Fiquei mais confiante em contar uma história e apresentar um caso para o [trabalho]". Anos mais tarde, o Chase utilizou um recurso de poupança automatizada que havia sido apresentado. "Foi ótimo ver como eles usaram elementos preciosos", diz ela.

Passo a passo: pense em um projeto que não saiu do jeito que você queria e escreva três coisas que aprendeu com a experiência.

5. Flexibilize suas rotinas

A flexibilidade foi a chave para a vitória olímpica de Demong. Como ele estava viajando para as eliminatórias olímpicas, a agenda de Demong era tão previsível quanto uma mosca voadora. Para manter-se no caminho certo, ele desenvolveu uma lista de checagem dos treinos de esqui, ciclismo e corrida para a semana, mas se manteve flexível quanto ao horário e ao local. "Não importava se eu ficasse preso em um aeroporto", disse ele. "Eu correria de costas em uma passarela em movimento para me exercitar."

Aplicação na vida criativa: no ambiente de trabalho híbrido, aproveite sua localização como uma ferramenta para alternar entre as tarefas. Marion Deuchars, uma artista do Reino Unido, pode escrever por horas em seu estúdio, mas depois sair para ilustrar por uma hora em uma cafeteria barulhenta. "Acho a distração bastante estimulante", diz ela, comparando-a a um jogador de tênis que se alimenta da energia da multidão.

Passo a passo: não consegue sair de casa ou do escritório? Mude de cômodo conforme muda de tarefa.

6. Delegar, delegar, delegar

Nos primeiros dias de treinamento de esqui, Demong e seus colegas de equipe tentavam correr mais do que os outros na neve. "No final da semana, ficávamos em frangalhos", diz ele. Depois de alguns meses, eles instituíram um sistema em que uma pessoa designada liderava a equipe em um ritmo rápido, porém sustentável, também conhecido como drafting. Essa melhoria na dinâmica da equipe foi um fator crucial para o sucesso olímpico. Nos minutos finais de sua grande vitória, Demong e seu companheiro de equipe Johnny Spillane se revezaram na frente, ultrapassando seus concorrentes até que Demong cruzasse a linha de chegada.

Melhoria da resistência: esse conceito de elaboração pode ser aplicado ao local de trabalho. Aqui na Fast Company, cada edição da revista apresenta um grande pacote, como Innovation by Design e Most Innovative Companies. Alternarei qual dos meus dois diretores de arte projetará o pacote para a edição em andamento, permitindo que um assuma a liderança e o outro se recupere para o projeto da próxima edição.

Passo a passo: como você pode estabelecer um cronograma dos próximos projetos para a sua equipe?

7. Leve o descanso a sério

Com o passar dos anos, Demong ajustou seu condicionamento físico, chegando a 700 horas de exercícios - se fosse mais do que isso, ele correria o risco de se machucar por excesso de treinamento. Entretanto, como muitas pessoas bem-sucedidas, Demong queria permanecer ativo. Para manter a sensação de dinamismo, Demong começou a fazer day trading, carpintaria e a construir bancadas. Ele se recuperou fisicamente, mas permaneceu mentalmente ocupado. "O trabalho árduo deixa você entorpecido", diz ele. "A recuperação afia a faca".

Aplicação na vida criativa: mantenha as vibrações criativas enquanto relaxa. Entre no estúdio de Marion Deuchars e você encontrará uma mesa com pedras em cima. Para fazer uma pausa mental, Deuchars para na mesa e pinta uma faixa ou padrão colorido em uma pedra. "Chegou um ponto em que tive que guardá-las", diz ela. "Era tão divertido a ponto de me distrair por horas." Em 2021, algumas dessas pedras pintadas foram exibidas no London Design Festival.

Passo a passo: Envie um lembrete para si mesmo para sair de casa e fazer uma caminhada de 15 minutos.

Em última análise, a estratégia vencedora de Demong se resume a foco, flexibilidade e momentos de descanso. Para obter mais segredos dos vencedores, que vão de arquitetos e animadores a chefs e jogadores de futebol, adquira uma cópia do meu livro Creative Endurance.


    SOBRE O AUTOR

    Mike Schnaidt é diretor de criação da Fast Company, saiba mais