9 tipos de colegas de trabalho “difíceis” – e como lidar com cada um deles

Estratégias simples e diretas para lidar com os tipos mais comuns de pessoas complicadas

Crédito: Luke Jones/ Unsplash

Nick Robinson 4 minutos de leitura

Quando se está lidando com pessoas difíceis no ambiente de trabalho, é fundamental primeiro identificar e entender que tipo de colega elas são. A seguir, descrevemos nove tipos de colegas difíceis que você pode encontrar e damos algumas dicas sobre o que fazer a respeito, quer você esteja convivendo com eles ou apenas querendo ajudá-los a não serem tão... complicados.

Essas categorias vão ajudar você a lidar de forma mais ativa, focada, humana e eficaz com situações delicadas.

O ESPECIALISTA QUE INTIMIDA

Ele é especialista em seu campo de atuação e faz questão de mostrar. Aprecia a competência dos outros e estabelece níveis de exigência muito altos. É preciso ser excelente para ajudá-lo a fazer um bom trabalho, caso contrário, ele se tornará intransigente e crítico.

Você vai precisar ser "intimidador" também, para proteger seus limites e exigir que esse colega assuma a responsabilidade de melhorar seu comportamento e suas habilidades de relacionamento.

 O ESTRATEGISTA MISTERIOSO

Essa pessoa trata os outros como peças de xadrez para realizar seus grandes e ambiciosos planos. Sua execução de detalhes, porém, está sujeita a falhas e isso faz com que os outros se sintam manipulados e desvalorizados, por melhor que seja a intenção final.

Se você conseguir falar a linguagem dessa pessoa, isso será suficiente para incentivar uma atitude mais equilibrada, de modo que ela trate os demais como gente e consigam administrar suas tarefas tão bem quanto suas "estratégias".

O MÁRTIR

É um tipo de profissional com muitos princípios e que cria equipes extremamente leais. Mas pode se tornar crítico, intransigente e desconectado das pessoas que considera menos íntegras ou menos abnegadas.

Para se reconectar, você precisa viver de acordo com seus próprios princípios e não tolerar essas críticas. Converse e tente estabelecer um acordo que permita uma convivência amigável.

A FORÇA MOTRIZ

Engenhoso, decisivo e proativo, adora um desafio e não suporta uma agenda corporativa pouco ousada. Tende a se sobrecarregar de trabalho e pode tentar manter isso em segredo. Talvez você precise proteger seus limites para não assumir uma carga de trabalho excessiva. Seja direto e positivo sobre esse aspecto e, em geral, eles responderão bem.

Por exemplo, você pode dizer: "estou indo muito rápido e não me parece um ritmo sustentável. Vou ir mais devagar na tarefa X. Acho que o melhor jeito de continuarmos é..." e sugira uma solução.

O REVOLUCIONÁRIO

Esse tipo de colega tem iniciativa própria e adota prontamente novas ideias e transformações de longo alcance. Mas, muitas vezes, age sem levar em conta as enormes consequências que pode causar.

Trabalhar com um revolucionário significa ter que encontrar algum ponto em comum. Mesmo assim, você precisará evitar ficar na linha de tiro dele. Ajude a manter vínculos com possíveis aliados, não se desgaste e insista em um bom gerenciamento de projetos.

O CONSTRUTOR DE IMPÉRIOS

Ele é carismático, confia nos seguidores para cuidar dos detalhes e tenta conseguir mais controle, para evitar críticas ou complicações inconvenientes. Aprenda a discordar deles usando a abordagem "Sim, mas...", de modo que as incertezas e as complexidades sejam tratadas abertamente. 

Por exemplo, você pode dizer: "sim, claro, o plano de ação que você traçou poderia funcionar. Mas há uma questão que talvez tenhamos que lidar primeiro". Fique atento para não cair na armadilha de "carregar o piano" para ele apenas para ser descartado quando você não for mais útil.

O PREOCUPADO

Essa pessoa é muito focada em detalhes e prestativa, exceto quando a preocupação faz com que ela deixe a bola cair na hora errada ou fique microgerenciando o trabalho dos outros.

Incentive-a bastante e dê orientação para evitar que ela se torne difícil. Trabalhe de forma inteligente em torno desse profissional, evitando ou rebatendo suas crescentes demandas por mais detalhamento, ou dê a ele um aviso claro de que você não vai tolerar ser controlado de perto.

A ROCHA

Essa pessoa altamente responsável e leal mantém tudo funcionando. Vai recusar qualquer tarefa que considere arriscada, mal pensada ou de baixa prioridade, geralmente de forma silenciosa e sem avisar você.

Para superar esse problema, garanta que ela seja incluída no planejamento geral, para que entenda as prioridades. Combata a inflexibilidade e a falta de resposta por meio da correspondência de padrões, formulando suas necessidades e explicando os riscos de não elas não serem atendidas.

O QUE QUER AGRADAR A TODOS 

Essa personalidade é calorosa, modesta e tem a confiança de todos. Mas o fato de evitar conflitos e mudanças pode fazer com que grandes riscos deixem de ser enfrentados e oportunidades sejam perdidas.

Veja se o colega não está aceitando tarefas difíceis apenas para agradar, mas sem a intenção de concluí-las de verdade. Não tolere comportamentos inadequados ou mau desempenho de outros membros da equipe que essa pessoa pode estar acobertando só porque não quer se indispor com ninguém.


SOBRE O AUTOR

Nick Robinson é author de "9 Types of Difficult People: How to spot them and quickly improve working relationships" (9 tipos de pessoa... saiba mais