A arte de mediar conflitos entre times que trabalham remotamente

Adote técnicas avançadas para uma comunicação eficaz em formas de trabalho híbrido

Créditos: Nastco/ iStock/ pngtree

Gleb Tsipursky 4 minutos de leitura

Apesar de muitos CEOs baterem o pé pelo retorno ao trabalho presencial e das inúmeras manchetes sobre grandes empresas exigindo presença no escritório em tempo integral, os dados mostram que vivemos um crescimento do trabalho remoto, de acordo com a última edição do Índice de Confiança da Força de Trabalho lançado pelo LinkedIn.

Dados semelhantes surgiram da pesquisa de Nicholas Bloom,

A chave para o sucesso está no compromisso de criar um ambiente inclusivo, solidário e aberto.

da Universidade de Stanford, que relatou que em cidades como Nova York, Chicago e Atlanta, mais postagens de ofertas de trabalho remoto estão em aberto do que em qualquer outro momento nos últimos três anos. Os líderes precisam encarar a realidade: o trabalho remoto – seja de período integral ou híbrido de meio período – veio para ficar.

Isso significa que saber enfrentar os desafios associados a essa nova modalidade de trabalho é determinante para o sucesso de uma equipe. A resolução de conflitos é um desses desafios que, quando ultrapassado, pode aumentar significativamente o desempenho e o moral do time.

PROMOVA UM AMBIENTE POSITIVO

Nenhuma tecnologia avançada pode substituir a magia dos bate-papos presenciais. Ao criar um ambiente virtual para o momento do cafezinho, você pode promover positividade e interações amistosas em equipes remotas.

Um exemplo é uma grande empresa de serviços financeiros que estabeleceu um espaço online específico para conversas casuais e atividades de formação de equipes. Esse ponto de encontro virtual permitiu que as pessoas se conectassem e construíssem um relacionamento, o que os levou a melhores resoluções de conflitos.

A maioria dos meus clientes implementou uma “atualização matinal” para equipes de quatro a oito pessoas. Além disso, todas as manhãs, os membros da equipe enviam uma mensagem respondendo às seguintes perguntas:

1) Como você está no geral?

2) Como você está se sentindo agora?

3) O que tem sido interessante na sua vida recentemente fora do trabalho?

4) O que está acontecendo no seu trabalho: o que está indo bem e quais são os desafios?

5) Poderia nos contar alguma coisa sobre você (ou sobre o mundo) que os outros membros da equipe talvez não saibam?

Essa atividade fornece uma excelente base para desenvolver relacionamentos, reconstruir a confiança e acomodar as diferenças.

SEJA O SHERLOCK HOLMES DA COMUNICAÇÃO

A comunicação remota deixa muito espaço para interpretações errôneas. A escuta ativa é a arma secreta. Treine a equipe para ser o Sherlock Holmes da comunicação: observando, analisando e criando empatia com os colegas.

USE A ABORDAGEM E.T.

Quando se trata de resolução remota de conflitos, empatia e transparência são tão vitais quanto a ação de telefonar para casa foi vital para o E.T. Certifique-se de que os membros da equipe expressem suas emoções e preocupações abertamente enquanto demonstram empatia com seus colegas.

Isso ajuda a lidar com o preconceito e a intolerância, ao mesmo tempo em que melhora os relacionamentos. Essa prática não apenas resolve os conflitos com mais eficiência, mas também fortalece os laços da equipe.

USE VÍDEO PARA EVITAR MAL-ENTENDIDOS

Nunca subestime o poder da comunicação cara a cara, mesmo no mundo virtual. As chamadas de vídeo fornecem dicas visuais e ajudam a evitar falhas de comunicação. Mudar da comunicação por texto para a comunicação por vídeo em reuniões de equipe permite que os funcionários captem dicas não-verbais e esclareçam qualquer mal-entendido em tempo real.

DÊ FEEDBACK CONSTRUTIVO

Imagine tentar montar um quebra-cabeça com instruções ambíguas e feedback inconsistente. É assim que as equipes remotas se sentem quando carecem dos três Cs: clareza, consistência e feedback construtivo.

Quando os líderes fornecem instruções claras, mantêm canais de comunicação consistentes e oferecem feedback construtivo, o resultado é uma equipe altamente motivada e livre de conflitos.

APROVEITE O PODER DO GRUPO

No trabalho remoto, não estar à vista não deveria significar estar fora do radar. Check-ins regulares da equipe são essenciais para lidar com possíveis conflitos antes que eles aumentem. Por exemplo, check-ins semanais fornecem uma plataforma para os funcionários levantarem preocupações e resolverem conflitos de forma proativa.

CAPACITE A EQUIPE PARA RESOLVER CONFLITOS

Uma das maneiras mais eficazes de lidar com a resolução remota de conflitos é capacitar as pessoas para resolver as coisas entre si. A mediação ponto a ponto pode promover um senso de pertencimento e responsabilidade, levando a conexões mais fortes e melhor gerenciamento de conflitos.

USE O SUPERPODER DO TRABALHO REMOTO

Por fim, em um mundo onde a mudança é a única constante, a flexibilidade é o superpoder de que toda equipe remota precisa. Ser adaptável a novas situações, tecnologias e estilos de comunicação pode fazer uma grande diferença na resolução de conflitos.

A chave para o sucesso está em seu compromisso de criar um ambiente inclusivo, solidário e aberto, onde os conflitos sejam vistos como oportunidades de crescimento e aprimoramento.


SOBRE O AUTOR

Gleb Tsipursky é CEO da Disaster Avoidance Experts, boutique de consultoria sobre o futuro do trabalho. saiba mais