A ciência prova: esses hábitos tornam as pessoas mais felizes

Estudo mostra que pequenas atitudes diárias são suficientes para melhorar o bem-estar e reduzir o estresse

Dicas são de estudo
Incluir momentos de alegria na rotina faz diferença: até tarefas rápidas contribuem para uma vida mais leve. Foto: Freepik

Redação Fast Company 1 minutos de leitura

Você costuma reservar um tempo para fazer algo que te dê prazer? Em meio a prazos do trabalho, tarefas domésticas e demandas familiares, pode parecer difícil incluir momentos de autocuidado na rotina. Mas um novo estudo da Universidade da Califórnia, em São Francisco (UCSF), mostra que não é preciso tanto tempo assim para se sentir feliz.

A pesquisa, feita entre 2022 e 2024, avaliou o impacto dos chamados microatos de alegria em mais de 17 mil pessoas de 169 países, por meio de uma plataforma online. Ao longo de sete dias, os participantes dedicaram cerca de sete minutos diários a pequenas tarefas focadas no bem-estar emocional e depois relataram como se sentiam. Essas atividades incluíam:

  • Pedir a alguém que compartilhasse um momento divertido, inspirador ou de orgulho;
  • Elaborar uma lista de gratidão;
  • Realizar um ato de gentileza para alegrar o dia de outra pessoa;
  • Ouvir uma oração budista e praticar a chamada “força do bem”;
  • Escrever algo positivo sobre uma situação que tenha causado frustração ou ansiedade;
  • Observar a natureza por meio de vídeos;
  • Refletir sobre como valores como virtude, justiça, boa vontade e união se manifestam na rotina.

“Muitas pessoas não têm tempo ou motivação para se comprometer com programas longos. Ficamos entusiasmados em obter resultados positivos com poucos minutos por dia”, explicou o pesquisador Darwin Guevarra, autor principal do estudo.

Resultados visíveis em uma semana

Após o período de testes, os participantes relataram aumento de emoções positivas, redução no estresse e maior percepção de que seu próprio comportamento pode influenciar diretamente na felicidade. O efeito foi especialmente significativo entre jovens, pessoas negras, hispânicas e grupos socialmente desfavorecidos.

Inspiração na alegria

O projeto foi inspirado no documentário "Missão: ALEGRIA – Encontrando Felicidade em Tempos Difíceis", que traz conversas entre o Dalai Lama e o Arcebispo Desmond Tutu. A proposta mostra que mesmo em contextos desafiadores, é possível cultivar alegria por meio de escolhas simples e conscientes.

A conclusão da pesquisa é que não é preciso muito tempo nem grandes mudanças para melhorar a qualidade de vida. Pequenos gestos, quando feitos com intenção, já são capazes de transformar o dia e o deixar alguém feliz.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais