A nova geração de trabalhadores é “Gen Global”

Saiba o que a Geração Global espera dos empregadores e como uma empresa pode atrair talentos globais

Crédito: Freepik

Nicole Sahin 5 minutos de leitura

A "Geração Global" entrou em cena e na força de trabalho com tudo. É uma nova geração de trabalhadores que deseja oportunidades de crescimento, experiências diversificadas, flexibilidade no local de trabalho e toda a independência associada a empresas globais.

Atualmente, os jovens trabalhadores têm opiniões ousadas e aspirações globais. Além disso, têm compartilhado essas ideias nas redes sociais e, assim, estão impactando o ambiente profissional em todo o mundo. Hoje, qualquer um pode ter acesso a um megafone e a oportunidade de se conectar com qualquer pessoa, em qualquer lugar. 

Por causa das redes sociais, os trabalhadores de hoje têm um poder enorme. São mais de 200 milhões de influenciadores que publicam conteúdo nas plataformas digitais, e muitos deles defendem tendências como horários flexíveis e bem-estar no trabalho, além de usarem termos em alta, como "quiet quitting"(demissão silenciosa), "rage applying" (funcionários que se candidatam a vagas de emprego por estarem frustrados com o próprio trabalho) e "lazy girl jobs"(emprego para menina preguiçosa, em tradução livre). Essas tendências em constante mudança geraram diferentes demandas, expectativas e comportamentos entre os trabalhadores. 

As empresas que buscam os melhores talentos além de suas fronteiras precisam se preparar para a Geração Global e para a força de trabalho remota.

Além disso, os avanços na tecnologia tornaram mais fácil trabalhar remotamente, e a expansão da “economia de freelas” mudou para sempre a forma como as pessoas pensam sobre o que significa "ir para o trabalho". Essas tendências estão possibilitando o que gosto de chamar de "força de trabalho em qualquer lugar". E os empregadores estão lutando para se manter à frente das mudanças.

Um estudo da G-P descobriu que 79% dos funcionários desejam trabalhar em uma empresa global. Aqueles com menos de 27 anos foram os que mais se mostraram entusiasmados com essa ideia.

Segundo a pesquisa, 85% dos trabalhadores abaixo dos 27 anos acreditam que as empresas que contratam funcionários de vários países oferecem mais oportunidades de crescimento na carreira. Segundo a FlexJobs para quase 75% dos funcionários com menos de 27 anos, a flexibilidade no trabalho é o principal benefício que eles buscam.

A seguir, confira o que torna a Geração Global única e o que ela espera dos empregadores. 

DEMANDA POR EMPRESAS GLOBAIS

A Geração Global quer trabalhar para empresas internacionais. Os benefícios de se trabalhar em uma empresa global são muito abrangentes. Na verdade, a pesquisa G-P também descobriu que 95% acham que as empresas globais superam as demais e, em geral, acreditam que elas são melhores na geração e no suporte a clientes pelo mundo, na atração dos melhores talentos e na adoção da tecnologia mais recente – fatores cruciais que afetam a trajetória de crescimento profissional.

A Geração Global acredita que as empresas globais oferecem acesso a melhores salários e benefícios (49%), um local de trabalho culturalmente diversificado (48%) e maior flexibilidade (40%). Esses fatores complementares são o que muitos jovens priorizam quando avaliam oportunidades de emprego.

Crédito: Istock

As vantagens pessoais também estão na mira da Geração Global. Dois em cada cinco participantes da pesquisa listaram a oportunidade de adquirir novas habilidades pessoais como um dos principais motivos para trabalhar em uma empresa com presença global.

Esses trabalhadores estão buscando ativamente empregadores que investem em programas de treinamento e desenvolvimento na forma de orientação, workshops, aprimoramento de habilidades e oportunidades de trabalhar com colegas de diferentes países.

COMO ATRAIR TALENTOS GLOBAIS

Se os trabalhadores estão interessados em buscar oportunidades em empresas globais, o sentimento é recíproco por parte dos empregadores. Aproximadamente 66% dos líderes dizem que ter funcionários em vários países faz parte de sua estratégia de negócios e 28%. que isso é fundamental para o futuro da empresa. Graças principalmente à tecnologia, os funcionários podem ser produtivos em qualquer lugar do mundo em que estejam localizados.

As empresas que buscam acessar os melhores talentos além de suas fronteiras precisam se preparar para a Geração Global e para a força de trabalho remota. A primeira coisa que os líderes podem fazer é desenvolver uma compreensão profunda do pool de talentos. Compreender as habilidades, os pontos fortes e as aspirações dos funcionários permite um melhor gerenciamento da força de trabalho, desenvolvimento de talentos e planejamento estratégico.

A Geração Global acredita que empresas globais oferecem melhores salários e benefícios, um local de trabalho diversificado e maior flexibilidade.

A segunda coisa que os líderes devem fazer para atrair a Geração Global é estabelecer parcerias com especialistas. Os executivos não precisam ser especialistas em todos os mercados que contratam, mas precisam contar com a tecnologia, os sistemas e os especialistas para orientar sobre as leis, as regulamentações e os processos locais.

Por fim, acredito que os líderes devem investir na renovação da tecnologia. Os mais recentes produtos alimentados por IA e baseados em software como serviço (SaaS) podem ajudar a gerenciar equipes globais em um único painel com insights exclusivos, análises e as ferramentas mais recentes para gerenciar todo o ciclo de vida dos funcionários.

Crédito: insta_Photos/ GettyImages/ Good Faces/ Sean Sinclair/ Marvin Meyer/ Unsplash

A tecnologia e os especialistas certos podem orientar uma empresa em sua trajetória de crescimento global para atrair os melhores talentos, enfrentar desafios e vencer a concorrência. Isso exige que os líderes se comprometam a melhorar a experiência de trabalho remoto e encontrem maneiras de reduzir as barreiras de entrada para os funcionários da Geração Global que desejam trabalhar para empresas globalizadas.

Em última análise, temos a sorte de viver em uma época na qual as oportunidades de contribuição não são limitadas por fronteiras geográficas, e tanto as empresas quanto os funcionários podem se beneficiar daquilo que a tecnologia tornou possível. Hoje, a Geração Global pode ter sucesso e moldar suas carreiras de novas maneiras – e isso beneficiará todos nós.


SOBRE A AUTORA

Nicole Sahin é CEO e co-fundadora da empresa de recrutamento Globalization Partners (G-P). saiba mais