A pergunta que revela muito mais sobre você do que o seu currículo

Especialista revela a pergunta que usa para identificar candidatos com perfil difícil

veja a pergunta chave
Empreendedor David Royce avalia se candidatos são proativos ou apenas críticos ao falar de antigos empregos. Foto: Freepik

Jessica de Holanda 1 minutos de leitura

Em uma entrevista de emprego, o que você diz - e principalmente a maneira como se diz - pode pesar mais do que o próprio currículo. Ou seja, você já ter trabalhado em grandes empresas e ter prêmios reconhecidos mundialmente não são os únicos pontos avaliados pelos recrutadores para te fazer passar para a próxima fase.

Isso porque um detalhe observado por recrutadores é o tom com que o candidato fala de antigos empregadores. David Royce, empreendedor e recrutador que já fundou diversas empresas nos Estados Unidos, vê a negatividade como um sinal de alerta imediato.

Ao CNBC Make It, ele revelou a pergunta que costuma fazer para identificar esse perfil: “O que seu antigo empregador poderia ter feito melhor?”.

A resposta, segundo Royce, revela se o candidato tem postura proativa ou se apenas gosta de reclamar. Por isso, ele sempre complementa: “E como você teria mudado essa situação?”.

Para ele, quem só aponta falhas sem sugerir melhorias provavelmente levará essa atitude para o ambiente de trabalho - o que pode afetar o clima da equipe. “O principal motivo que leva os profissionais "A" a saírem são os profissionais "B" — e, certamente, os "C" também”, afirma ele.

O ideal, diz Royce, é contratar pessoas construtivas: aquelas que reconhecem problemas, mas que também mostram disposição para agir e encontrar soluções.


SOBRE A AUTORA

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pela BandNews, Portal RIC.com.br, JB Litoral e Massa FM. saiba mais